Artesanato

Alentejo: Peles de Grândola e de Portalegre; barros de Redonda, Reguengos, S.Pedro do Corval e Viana do Alentejo; artigos de madeira com pintura tradicional alentejana; artigos de tecido – alforge, talegos, almofadas e pegas; mantas de lã e de retalhos; tecidos em linho das terras de Mértola , Castro Verde; barros de Beringel; barros e cobres de Beja; barros de flor de rosa e de Niza, loiças pintadas de Santana da Serra (Ourique); molduras de madeira de Vila Verde de Ficalho; cestos de palhinha de Odivelas (Ferreira do Alentejo); cestaria e cadeiras de Moura e Barrancos; talegos feitos de trapos; queijo de Serpa (grande e pequeno); queijo de cabra (Moura); azeite de Moura (garrafão); azeite de Ficalho (garrafão); azeite de Brinches (garrafão); pão de S.Brissos; mel de pias; artesanato de madeira, cortiça, barro, pele e chifre do norte Alentejano.
Algarve: Bolos regionais – D.Rodrigo, bolo de amêndoa, bolo de alfarroba, bolo de figo; licores regionais – licores variados, aguardente de figo e de alfarroba; artesanato – empreitas de canas, bonecas de Martinlongo e barros de Aljezur.
Açores: Cerâmica de Lagoa, licores da Ribeira Grande, “Mulher de Capote”, Angélica de S. Jorge, vinho de cheiro, chá da Gorreana, compotas, vinho de cheiro, pimenta regional, Kima, Ananás, queijo de São Jorge.
Braga: Olaria de Barcelos; brinquedos de madeira de Vila Verde; cestos e chapéus de palha de Falé; peças em barro dos Artesãos: Júlia Ramalho, Mistério, Rosalina e Carlos Baraça e Conceição Sapateira. Artesão a trabalhar ao vivo: José Esteves e artesanato de Manuel Macedo pela primeira vez na Festa.
Coimbra: Louça de Condeixa, pipas de Ançã, artesanato em madeira, enchidos de Soure, queijo do rabaçal, pasteis de Tentúgal, nevadas de Penacova, barrigas de freiras, espigas de Montemor, pastéis de Santa Clara, pão de lé, biscoitos de azeite de Soure, doçaria conventual, salgadinhos folhados, vinhos de Dão, Bairrada e da Serra do Siró.
Guarda e Castelo Branco: produtos regionais: Presunto, enchidos, queijos, alhos, cebolas, broa de centeio, azeitonas, mel e fruta.
Lisboa: Pavilhão do Coleccionador . Feira da Ladra, sai sempre: encontra-se de tudo a preços de ocasião.
Leiria: Espaço de venda e exposição de vidro da Marinha Grande. A exposição de vidro contempla um conjunto de peças que ilustrarão o tema da conferência: «O vidro e o seu contributo histórico para a arte». Pretende ilustrar, numa perspectiva mais ou menos cronológica, alguns dos grandes momentos da nossa história contemporânea, em que o vidro teve papel preponderante enquanto material de eleição na expressão de grandes movimentos artísticos. O movimento Art Noveau é disso um exemplo claro e as peças de René Lalique e Emile Gallé, da chamada L’école de Nancy, não deixarão de estar presentes. Outras peças, elaboradas exclusivamente para a Festa do Avante 2010, estarão também em exibição e, demonstrarão, sem grande pretenciosismo, algumas das técnicas de maior destaque no chamado movimento Glasstudio. Afinal estamos perante um material de inigualável nobreza, cujas propriedades contribuirão por muito mais tempo, para enaltecimento das artes.
Madeira: Bolo de mel; broas de mel; rebuçados de funcho e de eucalipto; bolsas tradicionais; barrete de vilhão, brinquinhos e os pauzinhos da Poncha, leques tradicionais.
Porto: Filigranas de Gondomar; malhas e mantas de Vila do Conde; Couros de Amarante; louzas de Valongo.
Santarém: Tigeladas de Abrantes, pão-de-ló de Rio Maior, bolos de cabeça, bolos tradicionais de Torres Novas e abafado.
Setúbal: Olaria de Barro e azulejos pintados, bolos e licores tradicionais da região.
Viana do Castelo: Lenços garridos bordados; louça e grés de Viana; socas e chancas de Paredes de Coura; rocas e fusos de Arcos de Valdevez, latoaria de Vila de Punhe, espigueiros de soajo, linho de Ponte da barca, artesanato em madeira de Darque e Barroselas.
Viseu: Barro preto de Molelos; bonecos de trapos; peças em miniatura de Lalim

foto: 
Share this