Ciência
Terça, 25 Agosto 2009

Da vida no universo ao universo da vida. É este o tema da exposição deste ano no Espaço Ciência da Festa do Avante!. O objectivo é dar a conhecer, de forma acessível e dinâmica, as principais etapas da evolução da vida na Terra até aos dias de hoje – o que significa meter em alguns painéis de exposição nada mais nada menos do que 4 569 milhões de anos!
Dos primeiros oceanos à formação do oxigénio, do surgimento dos organismos pluricelulares aos primeiros animais com esqueleto, da deriva dos continentes até à sua configuração actual até ao aparecimento do homem moderno, há apenas 100 mil anos. A evolução dos primatas, que surgiram há aproximadamente 65 milhões de anos, até ao Homo Sapiens Sapiens estará, obviamente, em destaque.
Outro ponto que a exposição procurará destacar é a evolução tecnológica, associada à evolução da espécie. O surgimento do fogo (ou pelo menos quando é constatado), que culturas líticas, tecnológicas, é que estão associadas às diferentes espécies, que ferramentas construíam e com que materiais são algumas das questões levantadas. A ligação entre a ciência e a arte volta a estar em destaque

Experimentar para melhor aprender

Mais do que ver, o visitante da Festa poderá aprender experimentando, ou pelo menos, assistir a experiências, trazidas pelo Núcleo de Estudantes de Física do Instituto Superior Técnico, colaboradores assíduos do Espaço Ciência. O Espaço da Astronomia, dinamizado pelo professor Máximo Ferreira, do Centro de Ciência Viva de Constância, promete voltar a ser outro ponto de interesse.
Habitual e muito visitado é também o espaço reservado às crianças, onde estas podem aprender brincando. Para continuar a aprender em casa, crianças e adultos terão à sua disposição na banca materiais em formato digital.

Auditório do Espaço Ciência

Sexta-feira
21h00: Documentário sobre a vida no universo

Sábado