Desporto
Terça, 25 Agosto 2009
Com um prestígio crescente, o desporto na Festa do Avante! é um dos maiores acontecimentos desportivos, não federados, que o nosso País assiste, todos os anos, no primeiro fim-de-semana de Setembro.
Para o três dias, com a colaboração do movimento associativo e desportivo, são esperados milhares de praticantes e um alargado leque de modalidades que passam pela ginástica, a dança, o minibásquete, o futsal, a esgrima, a patinagem, o judo, o aikido, o karaté e outras artes marciais e desportos de combate, os desportos radicais (como a escalada, o slide ou o paraquedismo), o bócia, a malha (grande, pequena e corrida), o xadrez, as damas e os jogos tradicionais.
Depois do seu enorme sucesso, os matraquilhos terão novamente grande destaque nesta edição, sendo esperados mais de seis mil participantes.
Naquele espaço, situado junto à entrada da Medideira, o visitante poderá ainda visitar uma exposição subordinada ao tema Movimento Associativo e Desportivo, que preenche, muitas vezes um papel central no que toca ao próprio cumprimento de comandos constitucionais da República Portuguesa. Aliás, é a própria Constituição que reconhece esse movimento como um pilar da democracia e lhe atribui exactamente esse estatuto de parceiro directo do Estado no cumprimento de um conjunto de objectivos programáticos que se vieram a consolidar política e socialmente com a Revolução de 25 de Abril de 1974.
Por outro lado, será feita uma homenagem a António Joaquim, destacado militante comunista, recentemente falecido, que tinha a responsabilidade da pesca desportiva na Festa, que este ano não se realizará.

22.ª Corrida da Festa

No domingo, realiza-se a prestigiada Corrida da Festa, um marco no desporto nacional, que envolve milhares de atletas, amadores e profissionais, de ambos os sexos. Os participantes correrão um percurso de dez mil metros pelo concelho do Seixal, com abastecimentos aos cinco mil metros e no final da prova. A partida está marcada para as 9h30, junto ao campo de futebol da Medideira, na Amora.
Mais de 60 voluntários garantem, com a participação das colectividades desportivas do concelho, o sucesso da Corrida. Segundo os organizadores, a participação de 1333 atletas, no ano passado, foi já um número recorde, que tende a estabilizar, devido essencialmente, às próprias condições logísticas do evento, que não comportam muito mais.

Programa do Polidesportivo

Sexta-feira: das 20h00 às 21h30 – Gala Gímnica; das 21h45 às 23h30 – Gala de Dança.
Sábado: das 10h00 às 11h00 – Andebol Feminino: Casa do Benfica do Seixal x GDR Quinta da Princesa; das 11h00 às 12h00 – Futsal Sénior: CR Romeirense x CDR Fogueteiro; das 12h00 às 13h00 – Futsal Sénior: Ecalma x Almada Unida; das 15h00 às 16h00 – Hip Hop; das 16h00 às 17h00 – III Avante Jovem Futsal: Os amarelos x GD Fabril; das 17h00 às 18h00 – III Avante Jovem Futsal: GD Sesimbra x BM Almada; das 18h00 às 19h00 –  Demonstração de Esgrima; das 20h00 às 21h30 – Gala de artes marciais; das 21h30 às 22h00 – Demonstração de Yoga; das 22h00 às 23h30 – Gala de patinagem artística.
Domingo: das 10h00 às 11h30 – Manhã desportiva Infantil (insufláveis) participação aberta; das 12h00 às 13h00 – Futsal Senior (jogos do 3º e 4º lugar); das 13h00 às 14h00 – Futsal Senior (Final); das 15h00 Às 16h00 – III Avante Jovem Futsal (jogo do 3º e 4º lugar); das 16h00 às 17h00 – III Avante Jovem Futsal (Final); das 17h00 às 17h30 – Desfile dos atletas participantes no III Avante Jovem; 17h30 – Grande encerramento das actividades desportivas da 33.ª festa do Avante.

Outros espaços

Sexta-feira: das 20h00 às 23h00 – Xadrez, no Pavilhão do Xadrez; das 20h00 às 24h00 - Matraquilhos (aberto), no Pavilhão dos Matraquilhos; das 21h00 às 22h15 – Kickboxing, com a presença de Arnaldo Silva, campeão do mundo de K1 rulle 2009, no Espaço do boxe.
Sábado: das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00 – Slide, junto ao lago; das 20h00 às 22h00 – Xadrez, no Pavilhão do Xadrez; das 10h00 às 14h00 – Matraquilhos (aberto), no Pavilhão dos Matraquilhos; das 18h00 às 20h00 – Boxe, no Espaço do boxe.
Domingo: das 09h00 às 12h00 – Corrida da Festa, chegada junto ao lago; das 10h00 às 17h30 – Malha Grande, Pequena e Corrida, escalão A, B e C, no Espaço das malhas; das 11h00 às 12h00 – demonstração de yoga; das 14h00 às 16h00 – slide, junto ao lago; das 14h00 às 17h30 – escalada, no Espaço da Escalada; das 16h00 às 17h30 – Boxe, no Espaço do Boxe; das 16h00 às 17h00 – Aeromodelismo, junto ao lago; das 17h30 às 18h00 – Paraquedismo, junto ao lago.

Debate

Sexta-feira
20h30 - A problemática da Educação Física no 1.º Ciclo do Ensino Básico, com moderação de Prof. Eugénio da Costa Ruivo, com a participação Miguel Tiago, Alfredo Melo de Carvalho, Jorge Proença, José Brás, Francisco Partidário, João Pedro Lourenço