Festa do Livro e do Disco
Terça, 25 Agosto 2009

A Festa do Avante! é um espaço de cultura onde os livros têm lugar cativo. Na tenda gigantesca da Festa do Livro, os mais exigentes leitores sempre encontram motivos de interesse: milhares de títulos, dezenas de editoras, géneros literários muito diversificados, promoções a preços excepcionais, sessões de apresentação com a presença de autores e lançamento de novidades editorais são alguns, dos muitos motivos a justificarem uma visita a este espaço.
Este ano as Edições Avante! apostam forte na Festa lançando vários títulos: o Tomo IV (Livro II) de O Capital, de Karl Marx. O lançamento, dado o seu elevado significado político, terá lugar no Pavilhão Central no sábado à tarde.
O álbum A Reforma Agrária é Necessária, da autoria de António Gervásio, reúne cerca de trezentas fotos onde se registam outros tantos momentos da epopeia histórica que foi a construção da Reforma Agrária, a brutal ofensiva contra ela desencadeada pelas forças da reacção e a heróica resistência dos trabalhadores.
O volume O Render dos Ideais, de José Manuel Jara, obra de confronto ideológico que é um contributo para a compreensão crítica do percurso biográfico de ex-militantes do PCP durante e após o abandono da sua condição de comunistas.
O livro de Kurt Gossweiler intitulado Hitler: Ascensão Irresistível? Ensaios sobre o fascismo, analisa as circunstâncias em que surge o fascismo e as razões por que ele conseguiu enganar um tão grande número de seguidores na Alemanha.
Mas nem só de Novidades vive a Festa. Há autores cuja obra e memória permanentemente nos acompanham na luta por uma sociedade mais justa e fraterna.
Soeiro Pereira Gomes, cujo centenário do nascimento estamos a celebrar; Ary dos Santos, prematuramente desaparecido há 25 anos; e Manuel Tiago são disso exemplo. Qualquer um deles estará justamente em destaque na gigantesca livraria instalada na tenda da Festa do Livro.
Mas a oferta que preparámos para os visitantes não se fica por aqui, pois dos romances à poesia, dos livros técnicos à literatura infantil, de tudo se fará, mais uma vez, a Festa do Livro. A quantidade, qualidade e variedade da oferta, a par dos preços muito convidativos, são razões suficientes para justificarem a sua visita. 

Apresentações

Sábado
14:00 colecção Cadernos da Rua da Carreira, publicada pelo PCP/Madeira. Integra os títulos As Obras do Regime ou Um Regime Sempre em Obras; 50 mil expropriados? Uma política sem regras nem limites; Regime de Colonia; Madeira... Até à última gota!. Participam Edgar Silva, João Lizardo e Viale Moutinho.

15:00 Hitler: Ascensão irresistível? Ensaios sobre o fascismo, de Kurt Gossweiler, das «Edições Avante!». Apresenta Jorge Cadima.

16:00 Bárbara Ruiva, de Rómulo de Carvalho, da «Página a Página, divulgação do Livro». Manuel Gusmão apresenta.
 
16.45 Apresentação da obra de Soeiro Pereira Gomes, por Manuel Gusmão.

17.30 A Reforma Agrária é Necessária, de António Gervásio, das «Edições Avante!». Apresentação a cargo de José Casanova.

18.30 O Capital (Tomo IV do livro II), de Karl Marx. «Edições Avante!». Apresentam José Barata-Moura, Sérigo Ribeiro e Francisco Melo.

21.30 O Render dos Ideais, de José Manuel Jara, das «Edições Avante!». Eduardo Chitas apresenta. 

Nota: Estas sessões referem-se apenas a obras de três editoras, mas haverá outras apresentações na Festa do Livro. O programa será disponibilizado no local nos dias da Festa.

 

Discos

A música também tem o seu lugar da Festa do Avante!. Na tenda do disco, é possível encontrar a melhor música do mundo, incluindo dos artistas e bandas que actuam na Festa, a preços convidativos. Um espaço a visitar.