Espaço Internacional
Terça, 25 Agosto 2009

A luta contra a exploração capitalista, contra as políticas que estão no centro da actual crise do capitalismo, pela paz, a cooperação e o socialismo será o «chão» do Espaço Internacional. Além de várias exposições políticas que variados partidos trazem, este ano, ao Espaço Internacional – sobre temas tão diversos como as revoluções cubana e chinesa ou a luta pela reunificação do Chipre –, os visitantes encontrarão na renovada e agradável praça central cinco grandes painéis alusivos ao tema «Capitalismo é crise, o Socialismo a alternativa!».
Ao visitar as mais de duas dezenas de stands de partidos comunistas e progressistas que compõem o Espaço Internacional, assim como os espaços portugueses dedicados à área da paz e da solidariedade com os povos, os visitantes poderão conhecer de viva voz, e pelos seus protagonistas, as intensas lutas que os trabalhadores, os povos e os Partidos Comunistas e progressistas travam nos mais diversos cantos do mundo e também em Portugal.
Mais uma vez, o debate político terá lugar de honra no Espaço internacional. As grandes questões da actualidade internacional e a solidariedade com os povos em luta serão o mote de importantes e animados debates  com a participação de convidados estrangeiros e nacionais.


O Palco da Solidariedade, localizado na praça central daquele espaço, dará a conhecer a música, a poesia e a dança nacionais e estrangeiras numa maratona cultural de três dias num palco que de ano para ano se afirma pela sua qualidade, animação e diversidade cultural.

As dezenas de restaurantes e bares de diversos países completam o Espaço Internacional fazendo dele uma grande paleta de cores, sabores, cheiros e culturas, onde não falta a venda de artesanato, e onde a solidariedade internacionalista marca o ritmo. Uma autêntica volta ao mundo do progresso e da paz em três dias sem sair da Atalaia!

Cinco continentes num só local


O Espaço Internacional é um dos que mais curiosidade desperta nos visitantes da Festa, porque ali estão, em pessoa, representantes de partidos comunistas, operários e de esquerda de todos os continentes em espaços onde é possível conhecer a cultura, os costumes, os sabores e a luta desses povos por um mundo mais justo, solidário e pacífico. 
Este ano, será possível visitar stands, bares ou restaurantes do Partido A Esquerda (Alemanha); o Partido Comunista Alemão; o MPLA (Angola); o Partido Comunista do Brasil; o Partido dos Trabalhadores (Brasil); O PAICV (Cabo Verde); o Partido Comunista de Cuba; o Partido Comunista Colombiano; o Partido Comunista do Chile; o AKEL (Chipre); o Partido Comunista da China; o Partido Comunista de Espanha; o Partido dos Comunistas da Catalunha; o Bloco Nacionalista Galego; o Partido Comunista da Grécia; o Partido do Povo do Irão; o Partido da Refundação Comunista  e o Partido dos Comunistas Italianos (Itália); a FRELIMO (Moçambique); a Organização de Libertação da Palestina; o Partido Comunista Peruano; o Partido Comunista Britânico; a Frente Polisário (Sahara Ocidental); a FRETILIN (Timor Leste); o Partido Comunista da Turquia e o Partido Comunista do Uruguai.
Estarão também representados, com os seus espaços próprios, a Associação de Amizade Portugal-Cuba e a Associação Iuri Gagarine, para além do Espaço da Paz, dinamizado pelos comunistas que são aderentes do Conselho Português para a Paz e Cooperação.

 

Lista de Partidos presentes na Festa do Avante! 2009

ALEMANHA  -  Partido Comunista Alemão

ALEMANHA  -  Partido A Esquerda

ANGOLA   -  MPLA

BELGICA   -  Partido do Trabalho

BRASIL  -  Partido Comunista do Brasil

BRASIL  -  Partido dos Trabalhadores

BOLIVIA  -  Partido Comunista da Bolívia

CABO VERDE  -  PAICV

CHILE   -  Partido Comunista do Chile

CHINA  -  Partido Comunista da China

CHIPRE  -  Partido Progressista do Povo Trabalhador (AKEL)

COLOMBIA  -  Partido Comunista Colombiano

CUBA  -  Partido Comunista de Cuba

EL SALVADOR  -  Farabundo Marti Libertação Nacional

ESPANHA   -  Partido Comunista de Espanha

Partido dos Comunistas Catalunha

Bloco Nacionalista Galego

FRANÇA  -  Partido Comunista Francês

FRANÇA  -  L' Humanité

GRÉCIA  -  Partido Comunista da Grécia

HOLANDA  -  Novo Partido Comunista da Holanda

GUINE BISSAU   -  PAIGC

IRÃO  -  Partido do Povo do Irão

ITALIA   -  Partido Refundação Comunista

ITALIA   -  Partido dos Comunistas Italianos

LÍBANO Partido Comunista Libanês

LUXEMBURGO  -  Partido Comunista Luxemburgo

MARROCOS  -  PADS

MOÇAMBIQUE   -  Partido FRELIMO

PALESTINA   -  Frente Popular de Libertação da Palestina

PALESTINA  -  Frente Democrática de Libertação da Palestina

PALESTINA  -  Organização de Libertação da Palestina

PAQUISTÃO  -  Partido Comunista do Paquistão

PERU  -  Partido Comunista Peruano

REINO UNIDO   -  Partido Comunista Britânico

REP. CHECA  -  Partido Comunista da Boémia e Morávia

RUSSIA   -  Partido Comunista da Federação Russa

SAHARA OCIDENTAL  -  Frente Polisário

SIRIA   -  Partido Baath Árabe Socialista

TIMOR LESTE  -  FRETILIN

TURQUIA  -  Partido Comunista da Turquia

URUGUAI   -  Partido Comunista do Uruguai

VIETNAME   -  Partido Comunista do Vietname