Festa do Avante! 2017 - 1, 2 e 3 de Setembro - Atalaia | Amora | Seixal

Teatro

Domingo, 3

16:00, Avanteatro, Palco

Era após Era, de Messias em Messias, ora o nariz empinado, ora a cabeça baixa. Mas sempre em rebanho. Cá vamos indo, não é?

Em “trans/missão” um músico e um dramaturgo abrem ao público o seu processo de trabalho numa ópera que se pretende revolucionária: uma criação que questiona precisamente as dificuldades de organização e mobilização dos coletivos – seja uma equipa artística, uma comunidade ou todo um povo... de que o português é um especial bom exemplo.

Mas, ao longo desta apresentação pública, torna-se evidente a própria dificuldade de colaboração entre os dois artistas, que entram numa rota de colisão que ameaça destruir todo o projeto!

“trans/missão” é um espetáculo híbrido, que junta música e teatro, e onde o processo colaborativo artístico é utilizado como espelho das marcas de uma identidade nacional que parece estar fadada à não-inscrição e à dificuldade de mobilização. Partindo do diagnóstico traçado por obras como “Portugal Hoje, o Medo de Existir” de José Gil, a peça explora com humor a tensão entre o pensar e o agir, e a nossa aparente incapacidade de passar dos diagnósticos à mudança concreta.

“trans/missão” conta ainda com uma série de colaborações muito especiais nas áreas da Fotografia, Música e Sociologia.

Ficha Artística e Técnica

Texto e direção - Ana Vitorino, Carlos Costa e João Martins

Banda sonora original e sonoplastia - João Martins

Desenho de luz - José Carlos Coelho