Espaço Internacional

Outros Espaços

Direitos, Soberania, Paz – solidariedade anti-imperialista é o mote do Espaço Internacional da Festa do Avante! de 2015. No ano em que que se assinala os 70 anos da vitória sobre o nazi-fascismo, o Espaço Internacional evocará a resistência e luta dos povos, em particular do povo soviético, que puseram fim a um dos períodos mais negros da História da humanidade.

As lutas pelo mundo e a solidariedade anti-imperialista estarão expressas em cada canto do Espaço Internacional, assinalando os perigos e as potencialidades do momento que se vive e evocando outros importantes momentos como as derrotas do imperialismo verificadas há 40 anos, com a vitória do Vietname sobre os EUA e a libertação dos povos de Angola, Moçambique, Cabo Verde, Guiné Bissau e São Tomé e Príncipe do jugo do colonialismo português.

Continuaremos a contar com a participação de vários partidos e organizações comunistas e progressistas que vêm de diferentes partes do mundo, trazendo um pouco da sua cultura e muito da sua luta para partilharem com os visitantes da Festa. Esta participação é, também ela, expressão da imensa solidariedade para com a luta do povo português.

O Espaço Internacional contará mais uma vez com o Palco Solidariedade onde teremos diversidade musical, momentos de solidariedade com outros povos e de debate sobre a situação internacional.

O mundo na Festa

No Espaço Internacional será possível visitar stands, bares e restaurantes dos seguintes partidos e organizações: Partido Comunista Alemão, Partido «A Esquerda» (Alemanha), MPLA (Angola), Partido do Trabalho da Bélgica, Partido dos Trabalhadores (Brasil), Partido Comunista do Brasil, PAICV (Cabo Verde), Partido Comunista do Chile, Partido Comunista da China, AKEL (Chipre), Partido Comunista Colombiano, Partido Comunista de Cuba, Comunistas da Catalunha, Partido Comunista de Espanha, Bloco Nacionalista Galego, Partido Comunista Britânico, Partido Comunista da Grécia, PAIGC (Guiné-Bissau), Partido do Povo do Irão, Partido da Refundação Comunista (Itália), Partido dos Comunistas Italianos, Partido Frelimo (Moçambique), Organização de Libertação da Palestina, Partido Comunista Peruano, Frente Polisário (Saara Ocidental), Fretilin (Timor Leste) e Partido Comunista (Turquia).

Gastronomia e Produtos Regionais

A Esquerda (Alemanha)

Cerveja alemã

Partido Comunista Alemão

Cerveja

MPLA (Angola)

Pratos, bebidas e doçaria típicos de Angola

Partido Comunista do Brasil

Feijoada Brasileira ● Picanha ● Sandes de Picanha ● Caipirinha ● Caipifruta ● Caipivodka ● Caipiblak ● Batidos e sumos de frutas

Partido dos Trabalhadores (Brasil)

Feijoada à brasileira ● Caipirinha

PAICV (Cabo Verde)

Pratos, bebidas e doçaria típicos de Cabo Verde

Partido Comunista do Chile

Empanadas e bebidas típicas chilenas

Partido Comunista da China

Sopa de galinha com milho e cenoura ● Carne de porco agridoce com ananás ● Bife temperado ● Arroz colorido de chao-chao ● Massa com pimenta preta ● Óstias chinesas com sabor de camarão.

Partido Progressista do Povo Trabalhador/ AKEL (Chipre)

Zivania (bebida alcoólica típica) ● Café gelado ● Commandaria Alasia (vinho)

Partido Comunista Colombiano

Mojito Macondo ● Daiquiris ● Café colombiano ● Rum com mel e segredo colombiano ● Chupito (aguardente colombiana) ● Carajilo colombiano ● Cerveja

Partido Comunista de Cuba

Mojito, Cuba livre, Daiquiris e cocktail's

Partido dos Comunistas da Catalunha

Partido Comunista de Espanha

Sangria ● Paella ● Pinchos ● Vinhos

Partido da Refundação Comunista (Itália)

Esparguete à matriciana ou à bolonhesa ● Pesto Genovese ● Esparguete Vegetal

Partido dos Comunistas Italianos

Panzanella ● Esparguete camponês, à puttanesca ou à pomarolaSalumo (presunto, salame toscano, carnes frias salgadas e lardo) ● Crostini toscani (pão gratinado com tomate e patê de fígado) ● «Fantasia Toscana» (presunto, salame toscano, carnes frias salgadas, lardo, crostini e legumes em azeite) ● Vinho tinto e cerveja italianos ● Café expresso e cappuccino ● Bebidas alcoólicas italianas (Ponce, Grappa, Limoncello e aperitivos) ● Bolo típico – Cantuccini con vin santo.

FRELIMO (Moçambique)

Matapa com xima ● Caril misto com arroz e de amendoim com arroz ● Frango à zambeziana com batatas ● Moelas ● Sumo de manga e de Tambarino ● Sangria

Organização de Libertação da Palestina

Pita Shwarma e Falafel