Espaço Central


Outros Espaços

O Espaço Central da Festa do Avante! terá patente, este ano, uma grande exposição intitulada «A força do povo – Soluções para um Portugal com futuro». A mostra procura sintetizar as soluções propostas pelo PCP e que constituem uma verdadeira política alternativa capaz de romper com a política de direita do PS, PSD e CDS-PP que, em alternância sem alternativa, conduziu o País a um dos períodos mais negros da sua trajectória recente.

A exposição traça um quadro geral da crise do capitalismo, cujas consequências devastadoras tornam mais evidente a sua natureza exploradora e opressora e convocam a urgência da sua superação revolucionária. É neste enquadramento que a mostra aborda alguns dos traços mais relevantes da situação económica e social do País, com atenção particular às privatizações e ao esbulho da riqueza nacional, à pobreza e exclusão, à ofensiva contra os trabalhadores, à degradação do regime democrático.

A política de direita e declínio nacional tem responsáveis que não é possível iludir – os governos do PS, PSD e CDS-PP, ao serviço do capital monopolista, das multinacionais e de interesses estrangeiros –, tal como é impossível ignorar a intenção confessada destas forças políticas de prosseguir o mesmo caminho de exploração e regressão social. Assim, a exposição realça que é a partir da luta, presente e futura, dos trabalhadores e do povo, contra a política de direita, para romper com as falsas «inevitabilidades» – luta que contou sempre com o apoio e a intervenção dos comunistas –, que se defende novas políticas de alternativa aos constrangimentos à soberania nacional e ao desenvolvimento do País, que decorrem desta integração europeia. Neste quadro, apresenta-se os grandes objectivos e eixos do Programa Eleitoral do PCP para um Portugal com futuro.

A exposição termina dando relevo ao papel do Partido, à sua luta e intervenção institucional e à importância do seu reforço e do reforço da CDU para uma política e uma alternativa patrióticas e de esquerda no nosso País.

Debate, cultura, convívio

Para além da grande exposição, o Espaço Central conta ainda com evocações dos 70 anos da vitória sobre o nazi-fascismo e dos 40 anos das grandes conquistas de Abril, para além do habitual Espaço da imprensa do Partido, onde será possível ver uma vez mais como era composto o Avante! e outros jornais e folhetos na clandestinidade. No espaço Adere ao PCP os visitantes podem conversar com dirigentes e militantes do Partido, esclarecer dúvidas, colocar questões e, se for o caso, dar o passo de aderir ao Partido.

No Espaço Central situam-se três dos principais locais de debate da Festa: o Fórum, o Auditório e o À Conversa com….

O Café da Amizade, como habitualmente, proporcionará ao visitante da Festa momentos de agradável convívio.

Localizado no coração do Espaço Central, o Cineavante! afirma-se a cada ano que passa como uma «sala de cinema» de referência, com o melhor do cinema português (e não só), curtas e longas metragens e animação.

Gastronomia e Produtos Regionais

Café da Amizade

Cocktail's especiais feitos no momento ● Serviço de bar variado ● Café em chávena de porcelana ● Imperial e sumos

Noticias Relacionadas