Augusto Boal e o Teatro do Oprimido

Filme, Documentário


Zelito Viana
Realização

Duração: 63'

Ano: 2010

Sob direcção de Zelito Viana, o documentário “Augusto Boal e o Teatro do Oprimido”, coproduzido pelo Canal Brasil, mostra a trajectória do teatrólogo Augusto Boal, idealizador de técnicas comparadas a de grandes teóricos das artes cénicas, como Brecht e Stanislavski. O longa-metragem, que acaba de ser lançado pelo Selo Coleção Canal Brasil, traça a evolução de sua maior criação, “O Teatro do Oprimido” (TO). Os principais objectivos desta técnica teatral são a democratização dos meios de produção, o acesso das camadas sociais menos favorecidas e a transformação da realidade através do diálogo e do teatro.

Com depoimentos do próprio Augusto Boal, de Ferreira Gullar, Edu Lobo, Chico Buarque, Aderbal Freire-Filho, Cecília Boal e Julian Boal, o filme ainda mostra trechos das aplicações do “Teatro dos Oprimidos” em grupos e projectos em plena actividade. O roteiro foca em países como Índia e Moçambique, onde são captadas peças itinerantes com interacção da plateia.

O longa-metragem ainda mostra o método de representação criado por Boal, que é estudado em centros académicos por mais de 70 nações ao redor do mundo, além de estar presente nas áreas de educação, saúde mental e no sistema prisional. Aplicado em todos os continentes, seu estudo sempre sofreu preconceito no Brasil. O retratado foi censurado no período do regime militar brasileiro e exilado por dez anos na Europa. Lá, o dramaturgo teve a oportunidade de propagar o “TO“ e utilizá-lo da maneira planeada desde o início, como uma ferramenta de inclusão e cidadania.


Augusto Boal e o Teatro do Oprimido

Mais em Avanteatro

Teatro

Em nome da Terra

4, Sexta-Feira, 22:30

Música

Roncos do Diabo

6, Domingo, 21:50

Mais Filme

CineAvante!

Tesouras e Navalhas

6, Domingo, 14:00

CineAvante!

O Menino e o Mundo

6, Domingo, 11:30

CineAvante!

Vem e vê

4, Sexta-Feira, 22:00

CineAvante!

Othon

6, Domingo, 16:30