Dança

Vontade de Ter Vontade

Cláudia Dias

Direção artística, coreografia e interpretaçãoCláudia Dias

AssistênciaCátia Leitão

TextoCláudia Dias e Cátia Leitão

Espaço CénicoCláudia Dias

Direcção técnica e LuzCarlos Gonçalves

Duração: 50'

Vontade de Ter Vontade foi nomeado para o Prémio Melhor Coreografia 2012 pela SPA e considerado pelos Jornais Expresso e Público como o 4º e 3º Melhor Espectáculo de 2012 na área da dança.

Na mais recente criação de Cláudia Dias coabitam as dimensões individual, colectiva, pessoal e histórica. O seu olhar sobre o momento que vivemos na Europa e no Mundo evidencia as relações entre o Norte e o Sul, entre o colonizador e o colonizado, entre o central e o periférico. Trata-se também de um manifesto contra a inevitabilidade: dança política e de intervenção, a peça fala do “estar aqui”, em Portugal, o canto do canto da Europa do Sul.

«Um dia vamos olhar para trás e esperar que tenha sido tudo um pesadelo. Um dia Vontade de Ter Vontade será uma peça desactualizada. Ainda não chegámos lá. E, entretanto, Cláudia Dias, coreógrafa e performer, à beira de fazer 40 anos, radiografa o estado de espírito de um país encostado à areia e empurrado para a emigração.
A peça que marca o seu regresso à coreografia teve estreia no fim do ano passado na Bélgica, mas é agora que “se vai confrontar com aqueles a quem se dirige: nós.” Diz ela, corpo tenso, prestes a entrar em acção: “Se eu ficar aqui, sempre no mesmo sítio, as coisas irão passar por mim em vez de ser eu a passar pelas coisas. O tempo irá passar lento, rotineiro, disciplinado e eu com ele à deriva… Como se não houvesse gravidade que me conectasse a um chão, a um território. Aterritorial e apátrida na minha própria terra. Como se o país fosse um lugar distante, ao qual não pertencesse. Como se não tivesse nada a dizer. Aqui, a dizer nada, a meter tudo no mesmo saco.”
Tiago Bartolomeu Costa

Mais em Palco

Performance

Grupo de Artistas de Chongqing

7, Domingo, 12:00

Performance

Grupo de Artistas de Chongqing

5, Sexta-Feira, 20:00

Teatro

Brinco de Penas

7, Domingo, 11:00

Performance

Grupo de Artistas de Chongqing

5, Sexta-Feira, 12:00

Mais Dança

Aula Aberta de Lindy Hop

Palco Solidariedade

6, Sábado, 11:00

Festa do Avante!

Quinta da Atalaia, Av Baía do Seixal

2845-415 Amora-Seixal

E-mail: geral@festadoavante.pcp.pt

Tel: 212224000 | Fax: 212272516