Avanteatro é lugar de destaque na Festa do Avante!

«O Teatro é uma arma?»

Embora não conste dos dicionários, em 1986 criou-se uma nova palavra, uma palavra única: Avanteatro, que resulta da fusão entre Teatro e Festa, Festa – a do Avante! – e Teatro. Desde 1986, quase ininterruptamente, há Teatro na Festa do Avante!, afirmando-se progressivamente como um lugar de destaque no conjunto da sua programação. Teatro para todas as idades, de todos os géneros e feitios, e para todos os gostos.

Mas não há só Teatro, há também Cinema, Poesia e Música, Dança e Bailado – É assim o Avanteatro, com uma equipa composta por Manuel Mendonça, Pedro Maia, Pedro Pina, Andreia Padre, Armando Correia, Cláudia Dias, Carolina Dominguez e Joaquim Andrés.

Nos 40 anos da Revolução de Abril, o Avanteatro dá relevo a uma companhia histórica do Teatro português, «A Barraca», e com ela a todas as companhias que fazem parte do nosso imaginário colectivo.

Neste espaço não poderia deixar de se mostrar um pouco do muito que ainda se vai fazendo pelo País no Teatro, na Dança, na Música e no Cinema Documental. Para além de «A Barraca», com quatro espectáculos, sobem ao palco a 33Ânimos (Lisboa), a TEatroensaio (Porto), a TAS (Setúbal), a Companhia de Teatro do Algarve (Faro), a Lua Cheia – Teatro para Todos (Lisboa), a Mafalda Santos e André Levy, a PIA – Projectos de Intervenção Artística (Pinhal Novo) e a Cláudia Dias (Almada). Grande destaque terá ainda o projecto de Pablo Fidalgo (Galiza), um documentário de Sérgio Tréfaut e três espectáculos de música, que habitualmente encerram o Avanteatro.

De assinalar e de grande importância é também o debate «O Teatro é uma arma?», num momento em que se continua, de ano para ano, a assistir ao enfraquecimento e à destruição de companhias, à destruição de estruturas de produção teatral, levada a cabo pelos sucessivos governos que tentam impor uma política neoliberal para o teatro, baseando-se numa visão economicista, elevando a arte e o teatro à condição de um mero produto económico transacionável e lucrativo.

Notícia jornal «Avante!», Nº 2124 de 14 de Agosto de 2014

Festa do Avante!

Quinta da Atalaia, Av Baía do Seixal

2845-415 Amora-Seixal

E-mail: geral@festadoavante.pcp.pt

Tel: 212224000 | Fax: 212272516