Marfa e companheiros

VozPedro Penilo

Viola da Gamba e LiraSusana Moody

Teclado e GuitarraJosé Moz Carrapa

Marfa é um projecto artístico e militante de canção política. A banda é formada por Pedro Penilo, Tiago Santos e Rui Alves. Foi criada em Fevereiro de 2013, estreou-se em Julho, no Festival Ervançum, em Santo Amador e tem actuado em dezenas de eventos musicais e políticos, pequenos e grandes, da vigília da CGTP em Belém, em Dezembro de 2013, até à recente participação no espectáculo de homenagem a José Mário Branco, em Junho de 2014, na Casa da Música do Porto.

As suas canções, originais e adaptações de clássicos para português, inscrevem-se na tradição da canção política, de protesto ou de intervenção, de Brecht/Weil a Lopes-Graça, de Woody Guthrie a Victor Jara. Mas incorporam também outras fontes menos óbvias, como Lou Reed ou Kraftwerk. Os temas são a vida das multidões esquecidas, o trabalho, a luta, a exploração e os explorados. Tudo sempre carregado de energia e ritmo.

Marfa é o nome da camponesa que avança com um pequeno grupo para a criação de uma cooperativa, no filme do realizador soviético Sergei Eisenstein "A Linha Geral (O Velho e o Novo)".

A Marfa já actuou no palco do Café-Concerto, na Festa do Avante de 2013. Desta vez apresentam-se com um ano e meio de experiência acumulada, novas canções e arranjos, em fase de produção do seu primeiro disco. Vão trazer consigo um grupo de companheiros de estrada.

Mais em Café-Concerto de Lisboa

Telefonia

6, Sábado, 00:20

João Queirós e Manuel Pires da Rocha