Apresentação

Catarina Eufémia - Militante Comunista, Mulher de Abril, Companheira de luta

de José Casanova

ApresentaçãoDomingos Lobo

O nome e o exemplo de Catarina correram o País e a sua história foi contada e cantada por milhares de pessoas a milhares de pessoas.

Muitos dos maiores poetas portugueses escreveram poemas inspirados no assassinato de Catarina, vários dos quais foram musicados por grandes músicos e cantados por grandes intérpretes.

Mas o assassinato da jovem baleizoeira inspirou também muitos outros poetas que, sem a dimensão poética daqueles, deram contudo um contributo inestimável para a construção do Cancioneiro de Catarina.

Cantados por grupos corais alentejanos, ou por grandes intérpretes da música popular portuguesa, ou por coros improvisados nas cadeias do fascismo, ou em convívios antifascistas, ou em simples reuniões familiares e de amigos, ou nas festas de Abril, o conjunto desses poemas passou a integrar o imaginário colectivo dos resistentes antifascistas, dos homens, mulheres e jovens de Abril.

A recolha de poemas que aqui se publica, resultado da pesquisa possível, inclui cerca de meia centena de poemas, uns de poetas por demais conhecidos; outros de autores menos conhecidos ou, até, desconhecidos; outros, ainda, de autores que optaram pelo anonimato.

Não se trata, portanto, de uma selecção: trata-se, isso sim, da publicação de todos os poemas que, tendo Catarina por tema, nos foi possível encontrar - uns de grande qualidade poética, outros nem tanto, mas todos constituindo o Cancioneiro de Catarina.

Mais em Festa do Livro

Apresentação

Adeus Faraó, Nós Só Adoramos o Sol

6, Sábado, 15:00

Apresentação

Guerra Colonial — A Conspiração

5, Sexta-Feira, 22:00

Apresentação

Contra Todas as Evidências (Poemas Reunidos II)

6, Sábado, 15:45

Mais Apresentação

Festa do Avante!

Quinta da Atalaia, Av Baía do Seixal

2845-415 Amora-Seixal

E-mail: geral@festadoavante.pcp.pt

Tel: 212224000 | Fax: 212272516