Apresentação

Angola. Os Anos Dourados do Colonialismo - A Insurreição

de Mário Moutinho de Pádua

ApresentaçãoDomingos Lobo

Recordo neste livro o colonialismo e a guerra colonial que dele resultou. Pretendo por este meio prestar homenagem aos mortos, aos torturados e a todos os seres humanos sujeitos a inaceitáveis sofrimentos, infligidos a angolanos, moçambicanos, guineenses, portugueses, cabo-verdianos, são-tomenses, timorenses e, em menor número, aos naturais de outros países também vítimas do colonialismo e da onda das guerras de independência. Homens, mulheres e crianças com direito a uma vida tranquila e feliz.

Quem não se furtou a ler as descrições, por vezes constrangedoras, deve perguntar: porque teve lugar essa carnificina quando outros países africanos e asiáticos chegaram à independência no século XX sem guerra?

Os culpados existem. São aqueles que, por cupidez, fanatismo, cegueira e, sobretudo, insensibilidade pelas vidas desperdiçadas e pelos direitos dos povos, promoveram a guerra. O objectivo deste livro será alcançado se os leitores identificarem os responsáveis e compreenderem como a opressão de um povo por outro gera tarde ou cedo revoltas invencíveis.

Mais em Festa do Livro

Apresentação

Contra Todas as Evidências (Poemas Reunidos II)

6, Sábado, 15:45

Apresentação

Guerra Colonial — A Conspiração

5, Sexta-Feira, 22:00

Apresentação

Obras Escolhidas (tomo V)

6, Sábado, 16:30

Apresentação

Adeus Faraó, Nós Só Adoramos o Sol

6, Sábado, 15:00

Mais Apresentação

Festa do Avante!

Quinta da Atalaia, Av Baía do Seixal

2845-415 Amora-Seixal

E-mail: geral@festadoavante.pcp.pt

Tel: 212224000 | Fax: 212272516