A festa do Desporto

Festa do Avante 2013

A festa do Desporto

O extraordinário trabalho das colectividades de desporto, cultura e recreio na promoção e desenvolvimento do serviço público desportivo, com particular destaque para o apoio e dinâmica que lhes é imprimido pelas autarquias CDU, vai estar mais uma vez presente na Festa do Avante.

Milhares de atletas de todas as idades, praticantes de dezenas de modalidades, umas de raiz profundamente popular e outras de alta competição, em representação de mais de trezentas e vinte colectividades e associações, dezenas de equipas informais ou simples participantes em nome individual voltarão este ano a fazer da Festa do Avante um dos maiores, mais alegre e dinâmico encontro desportivo de carácter informal e festivo do nosso país. Durante três dias decorrerão torneios e exibições de futsal, voleibol, andebol, hóquei em patins, aeromodelismo, aeróbica, desporto adaptado, yoga, boccia, xadrez, matraquilhos, malha tradicional em terra batida, malha corrida, chinquilho de malha pequena e malha grande e outros jogos populares tradicionais, boxe, kickboxing e capoeira, para além dos festivais gímnicos, de artes marciais, de patinagem artística, de danças de salão e de hip-hop. Os desportos radicais continuarão a marcar presença na Festa com o slide e a parede de escalada.

Também o atletismo vai ter o seu momento alto com a Corrida da Festa que terá lugar no dia 8 de Setembro. Prova aberta a participantes de ambos os sexos e com inscrições gratuitas, este ano tem a partida junto ao Coreto da Amora e chegada à Festa, na distância de 11 km e que de ano para ano tem vindo a aumentar o número de participantes.

Mas o Desporto na Festa não se resume apenas àqueles três dias. Ao longo dos meses de Verão, com a colaboração competente e empenhada de dezenas de dirigentes desportivos realizam-se numerosas iniciativas desportivas de promoção da Festa, de que destacamos o futsal masculino e feminino, a malha tradicional em terra batida, o chinquilho de malha pequena e de malha grande e o Passeio de Cicloturismo na distância de 41,2 kme que este ano se realiza no dia 1 de Setembro percorrendo várias freguesias dos concelhos de Almada e do Seixal.

Também o Torneio “Avante Jovem” em futsal, destinado a jovens atletas de 9 e 10 anos, constitui um verdadeiro marco na promoção da Festa. Com a participação de 61 equipas dos concelhos de Almada, Seixal, Sesimbra, Setúbal, Barreiro, Moita, Palmela, Montijo, Alcochete, Lisboa, Amadora, Odivelas, Oeiras e Loures, as fases de apuramento decorreram nos concelhos de Almada, Seixal, Barreiro, Sesimbra, Setúbal e Lisboa realizando-se a final no polidesportivo da Festa no dia 8 de Setembro.

Torneio de Futsal – VlI Avante Jovem.

Já se disputaram no dia 30 de Junho os jogos de apuramento para a final do VII Avante Jovem, que terá lugar no Polidesportivo da Festa no dia 8 de Setembro pelas 17.00 horas.

Este Torneio, organizado em parceria com o Clube Desportivo e Recreativo do Fogueteiro/Amora, teve a participação de cerca de 1300 jovens atletas, dos 9 aos 10 anos, em representação de 61 colectividades dos concelhos de Almada, Seixal, Sesimbra, Setúbal, Barreiro, Moita, Palmela, Montijo, Alcochete, Lisboa, Amadora, Odivelas, Oeiras e Loures.

As fases de apuramento realizaram-se em Almada, Seixal, Lisboa, Sesimbra, Setúbal e Barreiro, tendo-se apurado as equipas do Beira Mar de Almada, Casal de São Brás, CDR Fogueteiro, Comércio e Industria, GD Zambujalense e Grupo Desportivo Fabril. A final na Festa do Avante vai ser disputada entre as equipas do CDR Fogueteiro e do Casal de São Brás.

Cicloturismo

O Passeio de Cicloturismo da Festa do Avante, organizado com a colaboração da Associação dos Serviços Sociais dos Trabalhadores das Autarquias do Concelho do Seixal, vai realizar-se no dia 1 de Setembro, com partida ás 9.00 horas da Festa do Avante. O Passeio, este ano na distancia de 41,2 km, percorrerá algumas freguesias dos Concelhos do Seixal e de Almada.

Este Passeio destina-se a todos os cicloturistas masculinos e femininos com mais de 12 anos (no caso de menores deverão ser autorizados ou acompanhados pelos pais), e poderá ser participado por grupos ou individualmente. Só é considerado grupo aquele que tiver um número igual ou superior a 5 elementos e cumprir todo o percurso. Haverá taças para a equipa mais numerosa e equipa mais distante, troféus para todas as equipas participantes e diplomas e t-shirts para todos os cicloturistas que concluírem o passeio.

8º Campeonato de Malha Tradicional em Terra Batida.

Este Campeonato, que tal como os anos anteriores, é organizado em parceria com a secção de malha do Clube Recreativo da Cruz de Pau/Amora, disputa-se em 6 jornadas, sendo a última no dia 7 de Setembro no campo da malha na Festa do Avante. Este campeonato é disputado nas modalidades de 11 metros – masculinos com 43 equipas e 9 metros – femininos com 23 equipas em representação do Grupo Desportivo da Quinta da Princesa, Centro Cultural e Desportivo das Paivas, Grupo Recreativo de St. António, Núcleo Sportinguista de Vendas Novas, Associação de Reformados do Fogueteiro, Associação de Reformados de Paio Pires, Associação de Reformados de Pinhal dos Frades, Associação de Reformados do Casal do Marco e Clube Recreativo da Cruz de Pau.

Torneio de Chinquilho de Malha Grande.

Este ano este Torneio é organizado em parceria com a secção de chinquilho do Clube Desportivo da Gâmbia, Setúbal.
A 1ª jornada de apuramento realizou-se no dia 14 de Julho nas instalações desportivas da Gâmbia, realizando-se as duas últimas jornadas nos dias 7 e 8 de Setembro na Festa do Avante. Cada equipa é constituída por 10 jogadores.

Participam as equipas do União Futebol Jardiense/Montijo,Os Amigos do Chinquilho de Setúbal, Café Caixerense/Sesimbra, Sociedade Recreativa Atalaiense/Montijo, Ídolos do Chinquilho da Anunciada/Setúbal, Clube de Chinquilho das Pontes e Clube Desportivo da Gâmbia/Setúbal.

Torneio de Chinquilho de Malha Pequena.

Este ano a parceria na organização deste Torneio é da responsabilidade da Associação de Amizade Arroteense. O Torneio, no sistema de todos contra todos, disputa-se em 10 jornadas, realizando-se as 2 últimas nos dias 7 e 8 de Setembro na Festa do Avante. Cada equipa é constituída por 10 jogadores. Participaram as equipas de À Vontade do Povo/Moita, Associação de Amizade Arroteense/Alhos Vedros, Grupo Desportivo Chinquilho “Sempre Fixe”/Barreiro, União Desportiva e Cultural Banheirense/Baixa da Banheira e Centro Cultural e Recreativo União Pires/Alhos Vedros