Desporto na Festa

Desporto na Festa

A «cidade do desporto» está pronta para receber os visitantes da Festa do Avante!, depois de meses de planificação, organização, programação, iniciativas e torneios de promoção. Em conversa com o Avante!, a Comissão Nacional de Desporto na Festa garantiu que este é um dos eventos desportivos mais alegres e dinâmicos do nosso País, uma vez que estão representadas mais de 35 modalidades e diversas disciplinas desportivas.

O extraordinário trabalho das colectividades de desporto, cultura e recreio na promoção e desenvolvimento do serviço público desportivo marcará, uma vez mais, presença na Festa do Avante!. O sucesso da organização deste evento tem sido cada vez maior: todos os anos há mais colectividades e associações interessadas em participar e dar o seu contributo e, de ano para ano, o número de praticantes das diversas modalidades tem vindo a crescer, num total de mais de 15000 participações em 2012 – número que se espera ultrapassar na edição deste ano.

Em conversa com o Avante!, Brázio Romeiro, responsável pela Comissão da Nacional de Desporto na Festa,começou por destacar «o trabalho realizado pelas colectividades e associações que colaboram com a Festa, na promoção do desporto e das modalidades de raiz popular». No total, são mais de 320 associações e colectividades e outras tantas centenas de camaradas e amigos que, ao longo do ano, organizaram e dinamizaram diversas provas e torneios de promoção da Festa, seja nas diferentes modalidades dos desportos tradicionais e populares, seja nos torneios de modalidades ditas mais modernas, quer na qualidade de dirigentes desportivos como de árbitros.

Formar homens

Fernando Batali, vice-Presidente do Clube Desportivo e Recreativo do Fogueteiro, responsável pela organização da nona edição do torneio AvanteJovem, afirma que «este torneio está em franco crescimento, tendo neste ano a participação de 61 equipas e de mais de 1200 atletas com idades entre os nove e os dez anos, numa competição repartida por 15 concelhos dos distritos de Lisboa e Setúbal e disputada em quatro séries». A final desta competição está marcada para o dia 8 de Setembro, às 17 horas, entre o Casal de São Brás e o CDR do Fogueteiro. No dia 7 serão também disputadas as finais do futsal sénior masculino e feminino.
Esta competição é de extrema importância não só para que se ganhem hábitos de prática desportiva, mas também para, segundo palavras de Fernando Batali, «contribuir para que estas crianças sejam no futuro homens e mulheres – que também há atletas femininas – exemplares na nossa sociedade».

A falta de hábitos desportivos na juventude (e não só) ganha contornos ainda mais preocupantes quando as políticas de direita dos últimos governos, e em especial o actual, põem em causa o direito constitucional à elevação do bem-estar e à cultura física e desportiva dos cidadãos, através do contínuo desinvestimento nesta área.

Desportos radicais

Todos os anos, no Espaço do Desporto, há novidades e surpresas, que deixam sempre memórias inesquecíveis aos visitantes da Festa do Avante!. Em 2013, essa tarefa coube à Associação de Paraquedistas do Seixal. António Cardoso revelou alguns pormenores ao Avante!: «sexta-feira à noite vamos fazer algo diferente: slide nocturno com luzes e efeitos especiais.»

Como a zona dos desportos radicais é uma zona que tem tido cada vez mais participações – em 2012 foram mais de 500 participações só no slide –, foram feitas algumas melhorias ao nível das infraestrutras: as torres foram melhoradas e foi reforçada a segurança desta zona. Para os entusiastas das alturas haverá, como já vem sendo hábito, uma parede de escalada.

Corrida da Festa
Convívio e amizade

Divulgar a prática do desporto como elemento essencial para a formação física das crianças e dos jovens, é um dos objectivos da 26.ª corrida da Festa do Avante!.

Esta prova realiza-se no dia 8 de Setembro, a partir das 09h30, junto à Baía do Seixal, percorrendo toda a Marginal, com partida na Amora e a terminar já na Festa do Avante!.

Esta é uma prova de participação voluntária e gratuita, destinada a participantes de ambos os sexos, representantes de clubes federados ou não.

Todos os que terminarem a prova receberão entradas para a Festa.

As inscrições terão de ser efectuadas até ao dia 3 de Setembro para o 212224000 ou para o e-mail: desporto@festadoavante.pcp.pt.

Manter a tradição viva

O Espaço do Desporto é também, por norma, um espaço nostálgico onde se recuperam memórias de infância entretanto já perdidas. É o que acontece quando o visitante se depara com os jogos tradicionais.

É neste sentido que o Campeonato de malha tradicional em terra batida é organizado com uma imensa entrega pela secção de malha do Clube Recreativo de Cruz de Pau. Com a participação massiva de 48 equipas masculinas e 24 femininas, cada uma composta por dois elementos, o torneio foi iniciado há alguns meses e a final será na Atalaia. Brázio Romeiro revela que «neste desporto existe uma enorme competitividade, onde cada ponto é disputado ao limite», relevando ainda a importância dos árbitros para a resolução de pontos mais discutíveis.

Já Joaquim Ganhão, da Associação de Amizade Arroteense, acompanhado por Florentino Gomes, Guilherme Almeida e Fernando Constantino, mostrou satisfação pela «contínua presença do chinquilho de malha pequena na Festa do Avante! desde sempre, permitindo que a tradição se mantenha viva e que os jovens tenham contacto com ela».
O torneio teve início a 15 de Julho e terá as duas últimas jornadas na Atalaia, num total de dez jornadas.

O torneio de chinquilho de malha grande, organizado pelo Clube Desportivo da Gâmbia, também tem lugar marcado na Festa. Manuel Natividade, representante do clube, mostrou a sua preocupação para o facto de «os jovens não se interessarem por esta modalidade», por ser mais «pesada» que as outras modalidades de chinquilho. No entanto, o torneio decorre desde Abril e conta com a presença das seguintes equipas: União Futebol Jardiense, do Montijo; Os Amigos do Chinquilho de Setúbal; Café Caixeirense, de Sesimbra; Sociedade Recreativa Atalaiense; Ídolos do Chinquilho da Anunciada; Clube de Chinquilho da Cooperativa de Habitação Económica das Pontes; e Clube Desportivo da Gâmbia.

Cicloturismo
Passeio da Festa

Organizado com a colaboração da Associação dos Serviços Sociais dos Trabalhadores das Autarquias do Concelho do Seixal, o passeio de Cicloturismo da Festa do Avante! realiza-se no dia 1 de Setembro.

Às 08h00 haverá uma concentração junto ao campo da Medideira e a partida inicia-se uma hora depois. Serão percorridas algumas freguesias dos concelhos do Seixal e de Almada, num percurso de 41,2km.

Este é um evento que todos os anos tem mais participantes, esperando a organização, por isso, que a tendência continue na edição de 2013.

O passeio destina-se a todos os cicloturistas masculinos e femininos com mais de 12 anos e as inscrições poderão ser feitas até ao próprio dia.

Convidados e diversidade

Na edição de 2013, a Festa do Desporto terá mais modalidades e contará com a presença de figuras destacadas de diversas disciplinas. Vítor Fonseca, da Comissão Nacional de Desporto da Festa, afirmou ao Avante! que Arnaldo Silva, uma figura de destaque no Boxe português, estará presente, tal como quatro campeões do mundo em matraquilhos.

Vítor Fonseca disse ainda que duas equipas femininas da 2.ª divisão nacional de voleibol defrontar-se-ão na Festa, e o mesmo acontece no hóquei em patins (benjamins) com o GD Fabril e o Seixal FC, e no andebol, pondo frente a frente o GD da Qta. da Princesa e o Liceu Passos Manuel. Na patinagem artística, Paulo Júnior, um dos responsáveis pela modalidade, revela que haverá quatro equipas em competição.

No Domingo haverá aulas abertas de zumba e de samba, para os que queiram participar. Além de tudo isto, haverá ainda espaço para o xadrez, yoga, patinagem artística, danças de salão, aeromodelismo, ginástica, artes marciais, boccia, desporto adaptado e outras modalidades que fazem deste o maior e mais diversificado evento desportivo nacional, sempre com um grande espírito competitivo mas, ao mesmo tempo, com uma camaradagem e solidariedade vincadas e bastante presentes entre todos os que dele fazem parte.

Notícia jornal «Avante!», Nº 2071 de 8 de Agosto 2013

Artigos Relacionados