Viseu

Em Viseu os problemas passam, fundamentalmente, pela crise na agricultura e pela desertificação das terras.

Gastronomia e Produtos Regionais

Restaurante «O Malhadinhas» Viseu
Vitela Arouquesa da Serra de Montemuro (DOP) assada no forno com batata assada, Posta de Vitela Arouquesa assada na brasa, com batata cozida e salada. Caldo de Cebola de Vila Nova de Paiva.
Taberna Beirã
Salada de Bacalhau desfeito à mão, Bifanas, Rojões à moda de Campia. Sopa de Cebola, Sandes à Lavrador de queijo, presunto e salpicão.
Produtos Regionais
Enchidos Caseiros da Serra da Gralheira, (chouriças de carne, morcelas, farinheiras, salpicão) Bola de carne em vinhas d' alhos, Bola de Bacalhau de Vildemoinhos, Presunto de Lamego, Queijo da Serra, de Castendo, Doces Regionais, Pão de Azeite, Bolo podre da Lapa, Viriatos de Viseu, Pastéis de Feijão de Mangualde, Mel da Serra do Caramulo, Cavacas, Bolo de Romaria.

Artesanato

Peças em miniatura de Lalim. Vinhos do Dão – tintos e brancos – das Adegas Cooperativas de Mangualde (Foral D. Henrique, Reserva 2003), Silgueiros, UDACA (Adro da Sé, D. Divino). Espumantes e Rosés: Murganheira (Reserva Bruto, Malvasia Fina) e Cooperativa do Távora (Terras do demo, Aquilinus). Vinhos de Quinta, do Dão, premiados. Monocastas: Touriga, Jaen, Aragonês, Tinta Roriz.

Navegação