Espaço Internacional

A solidariedade, a cooperação e a luta dos povos de todo o mundo face à crise do capitalismo e à violenta ofensiva do imperialismo é o fio condutor do Espaço Internacional da Festa do Avante!. Além de um amplo espaço de convívio e de solidariedade internacionalista, o Espaço Internacional é também uma importante mostra de como um pouco por todo o mundo os trabalhadores e os povos, com os partidos comunistas e progressistas, dão resposta à ofensiva do imperialismo num mundo em profunda mudança e afirmam a alternativa do socialismo.

São várias as dezenas de delegações que já confirmaram a sua presença na Festa do Avante! e que a transformarão assim num já tradicional ponto de encontro do movimento comunista e revolucionário internacional. Local onde o internacionalismo marca o ritmo e a amizade não conhece fronteiras, o Espaço Internacional é uma rica paleta de sons, cores, imagens, odores e sabores, multiculturalidade, fraternidade e alegria. Restaurantes, bares, artesanato; músicas tradicionais, danças típicas de outras paragens permitem aos visitantes da Festa dar conhecer em apenas três dias várias facetas do Mundo da solidariedade e do internacionalismo.

O espaço internacional é também, e por excelência, um espaço de informação e reflexão política. Grandes temas da actualidade internacional são tratados por via de exposições políticas, dos debates, dos documentos facultados pelas dezenas de partidos presentes. O convívio e as animadas conversas informais com dirigentes dos vários partidos permitem o contacto com a realidade de luta de vários povos e com actividade dos Partidos Comunistas e progressistas dos quatro cantos do Mundo.

Mais uma vez, o Palco da Solidariedade reunirá no seu programa artistas com os mais diversos percursos, estilos e nacionalidades que se unem, de forma totalmente solidária, num programa em que a diversidade cultural e a solidariedade internacionalista marcam o ritmo. Durante três dias, passarão por aquele palco os mais diversos estilos musicais, danças típicas, e claro os importantes e muito participados debates políticos.

A viagem ao mundo da solidariedade tem data marcada para 7,8 e 9 de Setembro. Reserva já o teu lugar!

Todo o Mundo na Festa

No Espaço Internacional da Festa do Avante! é possível conhecer melhor as lutas, as tradições e as culturas de muitos países do mundo, pela mão das suas forças mais avançadas e progressistas. Estarão aí presentes stands, bancas, bares ou restaurantes do Partido Comunista Alemão; Partido A Esquerda, da Alemanha; MPLA de Angola; Partido Comunista da Bolívia; PT do Brasil, Partido Comunista do Brasil; PAICV de Cabo Verde; Partido Comunista do Chile; Partido Comunista da China; AKEL de Chipre; Partido Comunista Colombiano; Partido Comunista de Cuba; Partido dos Comunistas da Catalunha; Partido Comunista de Espanha; Bloco Nacionalista Galego; Partido Comunista Britânico; Partido Comunista da Grécia; Partido do Povo do Irão; Partido da Refundação Comunista e Partido dos Comunistas Italianos, de Itália; FRELIMO de Moçambique; Organização para a Libertação da Palestina; Frente Polisário do Saara Ocidental; FRETILIN de Timor Leste; FMLN de El Salvador.

Os espaços da Associação de Amizade de Portugal-Cuba e da Associação Iuri Gagárine e o Espaço da Paz voltarão a fazer deste um lugar especial da Festa do Avante!.

Gastronomia e Produtos Regionais

Alemanha: A Esquerda
Cerveja alemã.
Alemanha: Partido Comunista Alemão
Cerveja; Waffles; Aguardente de fruta.
Angola: MPLA
Pratos, bebidas e doçaria típicos de Angola.
Bolivia: PC da Bolívia
Pratos, bebidas e doçaria típicos da Bolívia.
Brasil: Partido Comunista do Brasil
Feijoada à brasileira; Sopa de feijão; Caipirinha e outras bebidas tropicais
Brasil: Partido dos Trabalhadores
Feijoada à brasileira; Caipirinha
Cabo Verde: PAICV
Pratos, bebidas e doçaria típicos de Cabo Verde.
Chile: Partido Comunista do Chile
Empanadas e bebidas típicas chilenas.
China: Partido Comunista da China
Pratos, bebidas e doçaria típicos da China.
Chipre: Partido Progressista do Povo Trabalhador (AKEL)
Souvlaki in pita; Zivania.
Colombia: Partido Comunista Colombiano
Mojito macondo; Dayquiri; Café colombiano; Rum mel + secreto colombiano; Chupito rum colombiano; Chupito aguardente colombiano.
Cuba: Partido Comunista de Cuba
Cuba livre; Mojito; Rum; Cocktail Avante!; Dayquiri.
Partido dos Comunistas da Catalunha
Chouriço «Al Diablo»; Tortilla de batata; Tapa de fuet; Creme catalão; Salsicha catalã; Morcela; Arroz preto; Fideuá; Vinho Catalão, Sangria, Cava.
Espanha: Partido Comunista de Espanha
Sangria; Pinchos; Vinhos; Combinados.
Itália: Partido dos Comunistas Italianos e Partido da Refundação Comunista
Pratos e bebidas típicos italianos.
Moçambique: FRELIMO
Matapa; Caril misto (caranguejo/camarão); Caril de amendoim e galinha; Frango à Zambeziana; Chamussas; Maçaroca; Castanha de caju; Cochinhas de caranguejo de Moçambique; Piri-piri.
Palestina: Organização da Libertação da Palestina
Shwarma; Pita falafel.
Bar da Associação de Amizade Portugal-Cuba
Cuba Livre; Mojito; Cocktail’s.
Espaço da Paz e da Solidariedade
Saladas diversas; Sopas; Bifana no pão; Sande de carne assada; Salgados; Mojito; Cuba Livre; Caipirinha; Moscatel.
Associação Iúri Gagarine
Pielméni; Buterbrod; Gelados russos; Ração Kosmos; Vodka laranja/limão; Vodka; Gelatinodka; Kvass.
Bar da Solidariedade
Sopas, Bifanas, Moelas, Pipis.

8, Sábado

Debate | Palco Solidariedade
19:00

9, Domingo

Debate | Palco Solidariedade
15:00