Espaço Ciência

No Espaço Ciência, podemos viajar pelo universo da produção agrícola e a alimentação, passando pela sua história, pelas práticas agrícolas – alternativas e desafios – pelos constrangimentos económico-sociais que o capitalismo impõe e propostas do PCP para os superar.

Em imagens e palavras podemos encontrar o modo de produção e acumulação capitalista – da Revolução do Neolítico à Reforma Agrária; Boas práticas/Más práticas agrícolas; Desenvolvimento da Agricultura em Portugal – passado e presente; Sustentabilidade e Bem-estar Humano; Alternativas e Desafios – crescimento da população (necessidade de alimentação: soberania alimentar), Capitalismo – crise ambiental / Ecomarxismo.

Este ano, a Exposição será desenvolvida numa relação directa entre Ciências Sociais e as Ciências Naturais, numa harmonia perfeita. As vozes de Aquilino Ribeiro, Miguel Torga, Alves Redol, José Saramago percorrerão, a propósito, os diversos painéis informativos, dando-lhes a cor da sensibilidade artística.

Situado no Auditório do Espaço Ciência, outras artes, como a literatura; o teatro; a música; a fotografia; a pintura; a arquitectura e a escultura, relacionados com o tema, comporão uma pequena exposição complementar. Sob o lema da exposição, haverá um «cantinho» com actividades lúdicas e experimentais que deliciarão os mais pequenos.

O Espaço Ciência enquadra um jogo interativo, workshops, observações e debates que levantam questões e apontam caminhos para uma revolução que altere, de uma forma radical, os pressupostos de um sistema que, atolado nas suas próprias contradições, periga a sustentabilidade dos recursos naturais e agudiza a desigualdade do acesso aos mesmos.

Espaço Ciência

7, Sexta-Feira

Workshop | Espaço Ciência
Técnicas e práticas de Agricultura Biológica
21:00
Debate | Auditório da Ciência
Alimentação e Cultura – perspetivas cruzadas das ciências sociais
21:00

8, Sábado

Workshop | Espaço Ciência
Cozinha Molecular
15:00
Workshop | Espaço Ciência
As plantas: no jardim, na horta e na cozinha
17:00
Debate | Auditório da Ciência
Alimentar nove mil milhões de pessoas em 2050 – Uma perspetiva marxista
18:00
Workshop | Espaço Ciência
Comércio Justo
21:00
Debate | Auditório da Ciência
Investigação na Alimentação: perspetivas biológica e psicológica
21:00

9, Domingo

Workshop | Espaço Ciência
Permacultura
15:00
Apresentação | Auditório da Ciência
livros e sessão de autógrafos
15:00
Debate | Auditório da Ciência
A dieta alimentar dos Extras terrestres
16:00