Fotografias

Desporto

Ver resultados da corrida aqui

O pleno direito à cultura física e ao desporto para todos que, apesar da sua consagração constitucional, mais de três décadas de políticas de direita, têm subvertido incentivando a sua mercantilização em vez de uma verdadeira política desportiva para todos, vai mais uma vez estar presente na Festa do Avante. Essa total ausência de políticas de promoção do serviço público desportivo teria consequências bem mais gravosas não fosse a acção do movimento associativo e popular e do apoio que lhes é dado pelas autarquias locais. É precisamente o resultado deste extraordinário trabalho das colectividades de cultura, desporto e recreio e do poder local, com particular destaque para o apoio e dinâmica que lhes é imprimido pelas autarquias CDU na promoção e desenvolvimento do desporto de massas que, mais uma vez vamos poder apreciar na Festa do Avante.

Milhares de atletas de todas as idades e praticantes de dezenas de modalidades, em representação de mais de trezentas colectividades, voltarão a fazer da Festa do Avante uma das maiores e talvez a mais emblemática iniciativa desportiva de raiz profundamente popular realizada no nosso país. Durante três dias decorrerão torneios e exibições de futsal, basquetebol, desporto adaptado, aeróbica, yoga, boccia, xadrez, dominó, matraquilhos, malha tradicional, malha corrida, chinquilho em malha grande e malha pequena e outros jogos tradicionais, boxe e kickboxing para além dos festivais gímnicos, de artes marciais, de patinagem artística, de danças de salão e de hip-hop. Os desportos radicais vão mais uma vez estar presentes com o slide, a parede de escalada e o pára-quedismo. Também o atletismo vai ter o seu momento alto com a Corrida da Festa, que terá lugar no domingo, dia 9 de Setembro, prova aberta a participantes de ambos os sexos e com inscrições gratuitas, este ano com uma distância de cerca de 12 km e que todos os anos tem vindo a aumentar o seu número de participantes.

Mas o Desporto na Festa não se vai resumir apenas àqueles três dias. Ao longo dos meses de Verão, com a colaboração empenhada de dezenas de dirigentes de colectividades vão realizar-se numerosas iniciativas desportivas de promoção da Festa.

7, Sexta-Feira

Águias da Boavista/Lisboa