Alentejo

No espaço do Alentejo, que reúne as organizações de Beja, Évora, Portalegre e Litoral Alentejano, para além da valorização do património histórico, cultural e gastronómico da região, o destaque, como não poderia deixar de ser, vai para o Partido, as lutas desenvolvidas no Alentejo, a conquista das 8 horas de trabalho nos campos agrícolas do Sul e a Candidatura do Cante Alentejano a Património Imaterial da Humanidade.

No Palco Alentejo, para além da iniciativa «Cante Alentejano – Povo, Vida, Trabalho e Luta», terá lugar um debate sobre o tema: «Rejeitar o pacto de agressão, por um Alentejo com Futuro» e um momento de Solidariedade Internacionalista.


Excursões

Beja > Beringel
9 de Setembro
Cabeça Gorda > Salvada > Baleizão > Neves > Beja
9 de Setembro
Alcácer do Sal > Casebres
9 de Setembro
265 622 799
Alvalade Sado > Ermidas > Arealão/Abela > S. Bartolomeu (Santiago do Cacém)
9 de Setembro
269 708 668
Cercal > Sonega > Penitenciaria > Santiago do Cacém
9 de Setembro
269 708 668
S. Domingos (Santiago do Cacém)
9 de Setembro
269 708 668
Melides > Carvalhal > Grândola
9 de Setembro
269 442 399 | 915 699 947
Monte da Estrada > Relíquias > Santa Lúzia > Vale de Santiago (Odemira)
9 de Setembro
283 322 467 | 915 699 906
S. Teotónio > Odemira > S. Luís > V.N. Milfontes > Ribeira da Azenha (Odemira)
9 de Setembro
283 322 467 | 915 699 906
Sines
8 e 9 Setembro
269 632 828
Regresso no dia 8 e no dia 9

Gastronomia e Produtos Regionais

Restaurante de Beja
Ensopado de Borrego, Carne de Porco à Alentejana. Vinho, Sumos, pão e fruta da região.
Bar de Beja
Carne do Alguidar, Cachola frita, Bifanas, Cabeças de Borrego assada, Torresmos, Salada de Grão com Bacalhau, Salada de Feijão com Atum, Queijos e vinhos do distrito.
Produtos Regionais de Beja
Queijos de Serpa, Enchidos e Presunto da Margem Esquerda do Guadiana, Mel de Mértola, Azeite de Brinches, Vinhos da Vidigueira, de Pias e de Moura, Pão de Beja.
Restaurante de Évora
Ensopado de Borrego, Cozido de Grão à Alentejana. Vinhos, Sumos, pão e fruta da região.
Bar de Évora
Carne do Alguidar, Sopa de Cação, Canja de galinha do campo, Bifanas de Vendas Novas, Queijo de Ovelha, Vinhos regionais.
Adega de Évora
Sopa de Tomate, Csopa de Ganhão, Salada de Pimentos à moda de Évora, Pezinhos de Porco de Coentrada, Iscas de Porco, Painho de Porco Preto, Queijo, Azeitonas, Torresmos do Rissol, Tiras de Toucinho à moda do campo, Vinhos da região.
Cafetaria de Évora
Doces Regionais, Pastéis de Toucinho, Bolo de Mel, Doces conventuais, Bolo de iogurte, Bolo de amêndoa, Enxovalhada, Pastéis de Santa Clara, Tortas, Sandes diversas, Vinho abafado de Borba, Café e bebidas.
Restaurante do Pescador - Litoral Alentejano
Caldeirada, Salada de Polvo, Salada de ovas, Salada de Bacalhau.
Doçaria Regional \ Leitaria - Litoral Alentejano
Bolo das Rosas, Bolos de Mel, Pinhoadas, Bolo de pinhão, Sandes diversas, Café, Digestivos e Licores Regionais, Serviço de pequeno almoço.
Bar dos Petiscos
Carne do Alguidar, Açorda de alho, Camarão do rio, Moelas, Salada de orelha, Pataniscas, Queijos secos, Linguiças, Bifanas, Sopa de legumes.
Restaurante de Portalegre
Ensopado de Borrego, Febras à norte alentejano, pão, Refrigerante, água ou vinho e Fruta.
Bar de Portalegre
Pratos Fixos: Açorda á Alentejana, Febrinhas da Matança, Pimentos Fritos, Carnes de Vinagrete, Bifanas, Pão, Torresmo, Azeitonas, Tromoços e Vinhos da Região. Pratos Especiais: Sexta- feira - Javali de molho, Sábado - Favas Guisadas à Norte Alentejano, Domingo - Sopa de Tomate
Produtos Regionais de Portalegre
Enchidos de: Arronches (Beloteiros): Painho e Chouriço de Porco Preto; Ervedal: Chouriço, Painho, Paiola e Painho de Porco preto; Montargil: Chouriço e Paio. Queijos da Região: Cano e Niza. Azeite, Pão de Ervedal Bolos Regionais: Enchidos, queijos, pão e Bolos típicos, Vinhos da região, Licores, Compotas e Mel dos Campos do Norte Alentejano.
Vinhos da Região de Portalegre
Portalegre: Adega Cooperativa de Portalegre (Terras de Baco; Conventual; Portalegre DOC; Conventual Reserva, Quinta da Cabaça) Alto das Quintas; Don Avilez, Herdade de Muachos, Pedra Basta, Avis: Fundação Abreu Callado (Don Cosme, Cadeira da Moura, AC Reserva Horta da Palha, Vinho Licoroso); Herdade de Fonte Paredes (Monte Fuscáz; Fuscáz; Herdade de Santa Ana; Fonte Paredes Touriga Nacional; Pêro D`Alter); Galveias: Junta de Freguesia de Galveias (Marques Ratão); Campo Maior: Reserva do Comendador, Monte Mayor, Monforte: Terras de Monforte, Herdade do Perdigão, Vinha do Álamo, Arronches: Gloria Reynolds, Fronteira: Monte da Cal, Sousel: Herdade do Mouchão, Don Rafael, Vinho Licoroso, Crato: Terras do Crato, Herdade do Gamito, Alter do Chão: Fado, Gavião: Pausa Reserva, Elvas: Don Januário

Artesanato

Artesanato de madeira e cortiça do Norte Alentejano e do Alentejo Litoral. Barros de Beja, de Beringel, de Flor da Rosa, do Litoral Alentejano e de Niza. Bonecos de Trapo do Litoral Alentejano, Cesto de palhinha de Odevelas (Ferreira do Alentejo), Chocalhos das Alcáçovas, Latoria do Litoral Alentejano, Loiças pintadas de Beja, Madeiras do Redondo – arcas decorativas e cadeiras, Olaria do Redondo e de São Pedro do Corval, Peles de Monforte, Alforges e Talegos feitos de retalhos, tecidos em linho de Mertola e de Castro Verde, Stand da Rota dos Vinhos do Alentejo com uma selecção dos melhores vinhos dos distritos de Beja, Évora, Portalegre e do Litoral Alentejano.

8, Sábado

Noticias Relacionadas

Almoço do Alentejo no domingo

Convívio em Beja...

Navegação