Kodo Yamagishi 

Maestro

Foi maestro assistente em montagens de óperas Gianni Schicchi no Festival de Verão de losterneuburg (1997), L’isola disabitata e Armida de Haydn no Festival Haydn de Eisenstadt (1998 e1999) e Turandot de Puccini e Tosca no Opern Air em Gars am Kamp (2001 e 2002) (Áustria). Em 2000 foi director musical de L'Enfant et les Sortiléges em Tübingen (Alemanha). Em 2002 dirigiu ca. 70 recitais a Orquestra de Salão de Merano (Itália).
De 2002 a 2004 trabalhou como maestro correpetidor e Kapellmeister no Pfalztheater em Kaiserslautern (Alemanha), onde teve oportunidade de dirigir 16 récitas de óperas (Die Entführung aus dem Serail e Frau Luna de Paul Linke) e foi responsável como director musical de Die Sekretärinnnen de Franz Wittenbrink (8 récitas). Em 2004 dirigiu a Orquestra Nacional da Cidade de Oradea na Roménia (1º Piano Concerto de Beethoven e sinfonia nº9 de Schubert), e desde a temporada 2004/05 trabalha como maestro assistente do Coro do Teatro nacional de São Carlos, de Lisboa. Em 2006 foi vencedor do Prêmio “Finalista” do “II concurso international de direcção orquestral Prêmio OSESP” em São Paulo, Brasil. Em 2009 foi convidado como Maestro do Coro para o Teatro de Ópera do estado em Istanbul, Devlet Opera ve Ballesi, e também para a Festival de Mozart na Corunha, como Maestro Corepetidor. Desde 2007 é Maestro de Orquestra Sinfónica do Ginásio Ópera, dirigiu o concerto abertura “Grande Gala de Ópera” na “Festa do Avante 2009”.
Em 2010 dirigiu a orquestra do Ginásio Ópera no concerto na festival Estátuas Vivas, em Tomar. Em 2010 Dezembro dirigiu um concerto com a Orquestra Sinfónica Portuguesa, em 2011 fui convidado como Pianista para a Festival “Terras sem Sombra” no Alentejo.Nascido no Japão em 1971, Kodo Yamagishi estudou na Universidade de Música de Viena. Foi aluno de Piano e depois direcção orquestral de U. Lajovic e deu sequência aos estudos com o mestrado na mesma instituição. Naquela época trabalhou como correpetidor e maestro em montagens de óperas (cosí fan tutte, Albert Herring de Britten e The Telephon de Menotti) e dirigiu a Orquestra Pró-Arte de Viena. Participou ainda de asterclasses de direcção de orquestra em Viena (Participação no Concerto final com Sinfonia de Beethoven nº7 e nº4) e no Cairo (Participação no Concerto final com a Cairo symphony orchestra na Ópera Cairo com Haydn-Variationen de Brahms), piano em Weimar (1º Piano Concerto de Brahms e L’isle joyeuse de Debussy) e interpretação de Lieder com Dietrich Fischer-Dieskau em Estuttgarda (Italienisches Liedebuch de H. Wolf). Desde 1997 actuou como assistente em masterclass direcção orquestral do maestro E. Acél.

Kodo Yamagishi