Filme

SHORTCUTZ - Sampler do melhor que tem mostrado ao público

Duração: 40'

O SHORTCUTZ é um movimento internacional de curtas-metragens e é parte integrante do LABZ, o novo projecto da SUBFILMES CREATIVE NETWORK.
LABZ é uma platafoma internacional e multidisciplinar de promoção e divulgação de talentos na área da cultura urbana.
Mais do que um festival, mais do que uma mostra, o SHORTCUTZ pretende-se uma autêntica revolução urbana de ideias, projectos e pessoas na área das curtas metragens e que, dessa forma, se torne parte indissociável e constante da vida criativa, cultural e artística das cidades nele envolvidas.

A MINHA RUA
Diogo Varela Silva
18’

Um documentário que pretende mostrar uma rua de Lisboa, cosmopolita e multicultural, mas que ao mesmo tempo consegue mergulhar num passado habitado apenas na memória ou no imaginário de alguns dos actuais lisboetas.
Na rua Joaquina, em pleno centro de Lisboa, os vizinhos ainda vivem e partilham a rua como se fosse uma aldeia. As portas ficam abertas para a rua e as crianças brincam nela, sem medos, como se de uma Lisboa antiga se tratasse.
Quero acreditar que a Minha Rua e as suas gentes, não serão únicas em Lisboa, mas fazem seguramente parte de um lugar muito especial desta nossa capital.

O JOGO
Júlio Alves
22'

Baseado no conto “Jogo de Reis” de Manuel Rivas.
Félix, um miúdo com síndrome de Down, apaixonado por futebol, tem uma oportunidade de ser titular num jogo contra a equipa da escola rival.

A MINA DE SÃO DOMINGOS
João Abecasis Fernandes
15'

Uma mina abandonada no Alentejo que pertenceu ao império britânico durante mais de um século. Este projecto contém uma narrativa experimental, apoiada na composição de imagem e na poesia.
A primeira parte do filme retrata a população mineira, que sobrevive na antiga vila operária. As histórias dos antigos cruzam-se com a realidade da aldeia alentejana. Na segunda parte do filme partimos para o local.
A paisagem desolada assume o papel de protagonista e assenta essencialmente na poesia. As rimas do próprio poema reflectem as rimas plásticas criadas com a imagem, com o intuito sensorial de captar a essência mística da paisagem.

A COVA
Luís Alves
12'

Cruz e Queimado são dois criminosos com uma missão espinhosa: fazer desaparecer um corpo antes do nascer do dia. Cruz está farto e quer ir embora. Queimado está decidido a ficar e acabar o trabalho. O surgimento de um pescador irá alterar os seus planos com consequências inesperadas…

SHORTCUTZ - Sampler do melhor que tem mostrado ao público
Exibição
Dia 3, Sábado
22:00, Cineavante