Espaço Ciência

Exposição de Ciência e Tecnologia – Ciência@avante 2011
Química e muito mais no Espaço Ciência
A luta tudo transforma

A Luta tudo transforma! foi o lema escolhido para a exposição que este ano terá lugar no Espaço Ciência e Tecnologia da Festa do Avante! O lema imana da conhecida frase de Lavoisier e procura, sinteticamente, traduzir o pensamento revolucionário de que a luta é o motor da História.
Logo à entrada poderemos apreciar uma escultura em diversos materiais que chamará a nossa atenção para os elementos básicos da química (átomos e moléculas). A exposição está organizada por módulos que começam por dar uma ideia do que era a química ainda antes de o ser, ou seja a alquimia. A importância do Renascimento, do Iluminismo e de Lavoisier entre muitas outras personalidades, numa perspectiva histórica, será o passo seguinte. Haverá ainda oportunidade para perceber a importância da química na actualidade, nos alimentos, na saúde, no ambiente e na energia. Os últimos módulos serão reservados ao futuro da química e às proposta do PCP sobre esta área da ciência.
No espaço dedicado à criança, os mais pequenos poderão desenhar, pintar e experimentar várias formas de contacto com a química. As artes e as letras na química, mostrar-nos-ão como estas áreas do conhecimento e da sensibilidade abordaram e abordam a química através da fotografia, da escultura, da poesia, da prosa...
Em termos de espaços especializados, a exposição oferece várias experiências, demonstrações e possibilidades de observação e interacção, com a colaboração de docentes e discentes das Faculdades de Ciências de Lisboa e de Coimbra, da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, do Núcleo de Física do Instituto Superior Técnico e do Centro Ciência Viva de Constância (Astronomia).
No Auditório do Espaço Ciência, terão lugar vários debates e palestras que contarão com a participação de destacadas figuras nacionais da química, académicos e investigadores que trarão, de forma simples mas exacta, as várias perspectivas da aplicação prática da química.
Haverá um apontamento dedicado ao Ano Internacional da Química (2011) e ao Centenário da Sociedade Portuguesa de Química, que aceitou colaborar com a exposição da Festa do Avante! de forma activa, cedendo materiais e consultoria científica.
As razões para visitar esta exposição não se esgotam no que atrás é descrito. A oportunidade de conhecer, questionar, experimentar e divertir-se aprendendo, é uma boa razão para nos dias 2, 3 e 4 de Setembro visitar a Festa do Avante! e, em particular, a exposição sobre química A Luta tudo transforma!.
Bem-vindos!

Espaço Ciência

Auditório do Espaço Ciência

Dia 2, Sexta-Feira

21:00
Sérgio Rodrigues - Professor auxiliar, DQ FCT da Universidade de Coimbra, Filipa Oliveira - Doutoranda em Ensino das Ciências na FCT da Universidade de Coimbra e trabalha Museu da Ciência da Universidade de Coimbra e Joana Dinis do Grupo de Trabalho da Ciência da Festa do «Avante!»

Dia 3, Sábado

15:00
Carlos Crispim Romão - Prof. Catedrático, Instituto de Tecnologia Química e Biológica da UNL, Oeiras e Maria Alves do Grupo de Trabalho da Ciência da Festa do «Avante!»
17:00
Rui Namorado Rosa - Professor Catedrático (Jubilado) e Luis Vicente do Grupo de Trabalho da Ciência da Festa do «Avante!»

Dia 4, Domingo

15:00
Máximo Ferreira - Astrónomo, Ana Maria Dias, Professora - “A Quimica nas letras” e Silvia Silva do Grupo de Trabalho da Ciência da Festa do «Avante!»