Mosto

Mosto é um grupo de música do Alentejo. Desde a sua formação, em 2010, o trabalho artístico dos três elementos: César Silveira (piano), Paulo Ribeiro (voz) e Carlos Arruda (voz), alicerça-se na recolha e recriação de modas tradicionais do Alentejo, incluindo também composições originais em parceria com autores destacados no panorama da música de raiz tradicional portuguesa como: Amélia Muge ou João Monge. O grupo colabora ainda em parcerias artísticas com artistas plásticos como Susa Monteiro ou Nuno Matos.Reinventar a tradição oral do Baixo Alentejo como entidade, como identidade em permanente construção é o pilar central sob o qual o grupo se edifica, num estilo musical único, repleto de aproximações contemporâneas.
Paulo Ribeiro, cantor e compositor natural de Beja, desde cedo que se interessou pela música e em particular pelo canto. Com os Anonimato, banda que fundou nos anos 90 e com a qual iniciou o seu percurso musical, gravou os álbuns "Anonimato" (1993) e "O dia mais longo do ano" (1994). Em 2000, depois de um período em que actuou por diversas vezes como cantor convidado, nomeadamente no “1º Festival das Músicas e dos Portos”, ou ainda integrando o elenco do espectáculo de canto e dança "De Sol a Lua" no decorrer da Expo 98, Paulo Ribeiro recebe o "Prémio Jovens Autores", inserido nas comemorações dos 75 anos da SPA. Em Outubro de 2002, é editado o seu 1º álbum de originais a solo intitulado. ”Aqui tão perto do Sol". Em 2004, na sequência de seu crescente interesse pela poesia, funda em conjunto com o actor/performer António Revez os Eroscópio, um projecto musical ainda activo que desenvolve o seu trabalho em torno da poesia contemporânea Portuguesa. Actualmente, integra o grupo Baile Popular como voz principal, que editou recentemente o seu primeiro trabalho discográfico; e ainda os Mosto. Tem vindo a desenvolver nos últimos anos um intenso trabalho em torno do cante alentejano em colaboração com alguns dos mais representativos Grupos Corais e Etnográficos do Alentejo, sendo nomeadamente responsável pela direcção musical e artística do Grupo Masculino de Baleizão, do Grupo Feminino "Terra  de Catarina" e do Grupo Infantil "Os Girassóis”.
César Silveira iniciou os seus estudos de piano no Conservatório Regional do Baixo Alentejo. Sete anos mais tarde, por força da procura no aperfeiçoamento da execução técnica do mesmo instrumento, ruma ao Instituto Piaget de Almada para se licenciar em Música, vertente de Piano, sob a orientação da Professora Doutora Rosa Maria Barrantes. Paralelamente, cursa em Master-Classes sob orientação do Professor Doutor Filipe Pinto Ribeiro e do Professor Doutor Dmitri Bashkirov, bem como, Master-classes orientados pelo T.E.C.K. – String Quartet. Tem desenvolvido um intenso trabalho como compositor e interprete de música para teatro e dança experimental, assim como, realizado recitais de piano a solo. É fundador e membro do trabalho artístico “Mosto”.
Presentemente é professor de piano e música de câmara no Conservatório de Portimão e no Conservatório de Lagoa. Frequenta o último ano do Mestrado em Composição na Universidade de Évora, sob orientação do Professor Doutor Christopher Bochmann. Carlos Arruda integrou, em Novembro de 1999 o “Grupo Coral e Etnográfico da Casa do Povo de Serpa”, consequência do profundo enraizamento na cultura musical de cariz tradicional que se vive na cidade de Serpa. Ao longo do percurso no supra citado grupo coral, que trabalha o cante de uma forma genuína e sã, com o objectivo de preservá-lo na forma mais natural, destacam-se os seguintes momentos: a gravação no ano de 2000 do disco “Serpa de Guadalupe” (trabalho do GCECP de Serpa); a participação em 2001 na gravação do disco “Vozes do Sul” de Janita Salomé e a participação em 2003 na gravação do disco “Terra de Abrigo” do grupo “Ronda dos Quatro Caminhos”. O GCECP de Serpa foi ainda vencedor do Concurso de Cantares Alentejanos – Festa do Cante, em Beja, no ano de 2004, tendo conquistado o primeiro lugar nas categorias de traje e de canto. Entre outras actuações e apresentações televisivas, refiram-se as presenças na Alemanha, Marrocos, Brasil e Canadá.

Mosto
Dia 3, Sábado
17:00, Auditório 1º de Maio