Desporto

Avante com o desporto

A Festa do Avante é também desporto, o que é visível nas inúmeras provas e iniciativas desportivas que ali acontecem e que passam, entre outros, por torneios, demonstrações e exibições de futsal, andebol, yoga, matraquilhos, boxe e kickboxing, slide, escalada, xadrez, damas, dominó, jogos tradicionais, jogos de boccia, malha e para-quedismo. Naquele espaço, situado junto à entrada da Medideira, para fomentar o desporto de massas alargando-o a toda a população, terão ainda lugar festivais de patinagem artística e de hip-hop, assim como uma gala de danças de salão.

No último dia, logo pela manhã, terá lugar a 23.ª Corrida da Festa, uma prova aberta, de participação voluntária, destinada a participantes de ambos os sexos, representantes de clubes federados ou não, ou atletas individuais.

Com esta grande iniciativa, organizada por uma comissão, integrada na Comissão Nacional de Desporto da Festa do Avante, pretende-se divulgar a prática do desporto e particularmente da corrida, como elemento essencial para a formação física das crianças e dos jovens, numa perspectiva educativa e para a manutenção da saúde e do normal equilíbrio psicológico dos participantes.

«Esta corrida, a primeira depois das férias, está profundamente enraizada nos clubes», afirmou Joaquim Maia, ao Avante!, valorizando o «cariz totalmente popular da prova», que este ano vai sofrer algumas inovações, nomeadamente no trajecto, que se desenrolará à volta da Baía do Seixal, no horário da partida, que será às 9.15 horas (quando na edição anterior foi às 9.30 horas), e na distância, com mais 500 metros, dez mil e 500 no total, o que poderá «diluir mais a chegado dos atletas».

Iniciativas que não aconteceram apenas nos três dias de festa e que saltaram para a rua, um pouco por todo o País, logo em Abril, com as jornadas desportivas de promoção do maior evento político-cultural do País. Entre outras, destaca-se o Torneio de Futsal «IV Avante Jovem», o Torneio de Séniores (movimento associativo e empresas), Futebol de Praia, Cicloturismo, Malha Tradicional em Terra Batida, Chinquilho de Malha Grande, Pequena e Corrida, e Pesca Desportiva.

Programa do Polidesportivo

Sexta-feira: das 20 às 22 horas - Festival Gimníco; das 22 às 24 horas - Gala de Artes Marciais.

Sábado: das 10 às 11 horas - Torneio de Futsal Sénior (meias finais): Casa do Concelho de Arcos de Valdevez/Lisboa x Águias de S. Gabriel/Setúbal/Empresas; das 11 às 12 horas - Equipa de Viseu x Equipa de Setúbal/Mov. Associativo; das 15 às 16 horas, IV Avante Jovem (meias finais) - Acad. Sportig de Setúbal, das 16 às 17 horas Grupo Desportivo de Sesimbra x Acad. Sportig de Corroios (sorteio); das 17 às 18 horas - Andebol em Cadeira de Rodas (Associação Portuguesa de Deficientes de Lisboa); das 18 às 19 horas - Torneio de Futsal Sénior (jogos do 3.º e 4.º lugar); das 20 às 21.45 horas - Torneio de Futsal Sénior (final); das 21.45 às 22 horas - demonstração de Yoga; das 22 às 23 horas - Gala de Danças de Salão; das 23 às 24 horas - Festival de Hip-Hop.

Domingo: das 10 às 11 horas - Andebol Minis: CCR Alto do Moinho/Corroios x IFC Torrense/Arrentela; das 11 às 12 horas - Voleibol: GD Sesimbra x Volei Clube do Sul/Setúbal; das 15 às 16 horas - Futsal Feminino: CRD Miratejo/Corroios X SR Estrelas do Feijó/Almada; das 16 às 16.45 horas - IV Avante Jovem (jogo do 3.º e 4.º lugar); das 16.45 às 17.30 horas - IV Avante Jovem (final); 17.30 horas - Festa de Encerramento das Actividades Desportivas.

Outros Espaços de Participação

Sexta-feira: das 20 às 24 horas - Matraquilhos (Espaço Matraquilhos); das 20 às 24 horas - Boxe, e Kickboxing, no Espaço do Boxe (Espaço Boxe); das 21 às 23 horas - Xadrez, Damas e Dominó (Espaço Xadrez).

Sábado: das 10 às 18 horas - Slide (junto ao Lago); das 10 às 18 horas - Escalada (Espaço da Escalada); das 10 às 18 horas - Torneio de Malha (Espaço da Malha); das 10 às 24 horas - Matraquilhos; das 15 às 23 horas - Xadrez, Damas e Dominó; das 15 às 17 horas - Jogos Tradicionais (junto ao Espaço do Xadrez); das 15 às 17 horas - Jogos de Boccia (junto ao Lago); das 21 às 24 horas - Boxe e Kickboxing (Espaço do Boxe).

Domingo: das 9 às 12 horas - Corrida da Festa (com chegada junto ao Lago); das 11 às 12 horas - Aula Aberta de Yoga (junto ao Lago); das 10 às 18 horas - Torneio de Malha; das 10 às 18 horas - Escalada; das 10 às 22 horas - Matraquilhos; das 12 às 16 horas- Slide; das 15 às 18 horas - Xadrez, Damas e Dominó; das 15 às 20 horas - Jogos Tradicionais; das 16 às 17.30 horas - Boxe; das 17.30 às 18 horas - Paraquedismo.