Espaço Internacional

Paz, solidariedade e amizade sem fronteiras

No ano em que se assinalam os 65 anos da Vitória sobre o Nazi-Fascismo, o Espaço Internacional da Festa do Avante! abordará o tema PCP em luta pela paz, contra o militarismo e a NATO, dando particular destaque à acção que está a desenvolver e à que promove no quadro da Campanha «Paz sim! NATO não!» - conjuntamente com mais de 100 organizações - contra a NATO e a sua cimeira, que se realizará em Portugal, em próximo mês de Novembro.

O Espaço Internacional testemunha a intensa actividade internacional e o carácter internacionalista do Partido Comunista Português, a sua firme solidariedade para com os trabalhadores e os povos de todo o mundo.

No Espaço Internacional pulsará, uma vez mais, o testemunho e a viva voz das lutas que os trabalhadores e os povos levam a cabo nos mais diversos pontos do mundo. O debate, as exposições, a música, a gastronomia, o artesanato, a dança, a poesia, a cultura, encherão este espaço pleno de amizade, camaradagem e solidariedade.

Ao visitar as dezenas de stands de partidos comunistas e progressistas presentes no Espaço Internacional, os visitantes poderão tomar contacto com as lutas e os desafios com que os trabalhadores, os povos e os partidos comunistas e progressistas vindos um pouco de todo o mundo se defrontam em cada um dos seus países, como na Alemanha (PC Alemão e A Esquerda), em Angola (MPLA), na Bolívia (PC da Bolívia), no Brasil (PC do Brasil e Partido dos Trabalhadores), em Cabo Verde (PAICV), no Chile (PC do Chile), na China (PC da China), em Chipre (AKEL), na Colômbia (PC Colombiano), na Coreia (Partido do Trabalho), em Cuba (PC de Cuba), em Espanha (PC de Espanha, PC da Catalunha e Bloco Nacionalista Galego), na Grã-Bretanha (PC Britânico), na Grécia (PC da Grécia), na Índia (PC da Índia (Marxista)), no Irão (Partido do Povo), em Itália (PRC e PdCI), em Moçambique (FRELIMO), na Palestina (OLP), no Peru (PC Peruano), no Sahara Ocidental (Frente Polisário), em Timor Leste (FRETILIN), na Turquia (PC da Turquia) ou no Uruguai (PC Uruguaio).

Debate e animação

Mais uma vez, o debate político terá lugar de honra no Espaço internacional. As grandes questões da actualidade internacional e a solidariedade com os povos em luta, a luta pela paz, as questões energéticas, a crise do capitalismo e a luta dos trabalhadores, os processos progressistas e revolucionários em curso na América Latina serão o mote de importantes e animados debates com a participação de convidados estrangeiros e nacionais.

O Palco da Solidariedade, localizado na praça central do Espaço Internacional, dará a conhecer a música, a poesia e a dança nacionais e estrangeiras numa maratona cultural de três dias num palco que de ano para ano se afirma pela sua qualidade, animação e diversidade cultural.

As dezenas de restaurantes e bares de diversos países, da paz e da solidariedade, completam o Espaço Internacional fazendo dele uma grande paleta de cores, sabores, cheiros e culturas, onde não falta a venda de artesanato, lá estarão estimulando os sentidos, o convívio e o interesse dos visitantes fazendo do Espaço Internacional a cidade-mundo da fraternidade, da solidariedade e da amizade sem fronteiras!

foto: 
Share this