Espaço Central

Um ano de acção e luta do Partido que faz a Festa

Exposições, debates, encontros, posições, ideias, projecto, história, presente, intervenção, luta e futuro, o conforto da sombra e o convívio com os amigos, as novas tecnologias e as mais antigas ferramentas da nossa acção colectiva... O PCP, que criou a Festa do Avante! e a implantou solidamente no calendário político-cultural português, mostra no Espaço Central, a grande sala de visitas da Festa, aquilo que marcou o último ano em Portugal. Num magnífico pavilhão, que no coração da Quinta da Atalaia se impõe também enquanto notável obra de arquitectura, propõe-se a cada visitante da Festa que conheça as posições dos comunistas, que observe aquilo que na comunicação social dominante foi em regra ocultado, que reflicta sobre as razões apresentadas... e que aja em conformidade, participando empenhada e activamente nas próximas batalhas de resistência e conquista.

Trabalho é progresso

O valor do trabalho, a força dos trabalhadores e o desastre que resulta de um sistema e uma política que favorecem em toda a linha o grande capital são traços comuns das duas exposições que se destacam este ano no Espaço Central:

- «1.º de Maio, 120 anos – Contra a exploração, pelos direitos dos trabalhadores e o progresso social» - esta exposição assinala os 120 anos da primeira grande acção internacional da classe operária, a 1 de Maio de 1890, data desde então celebrada como Dia Internacional dos Trabalhadores. Reafirma-se a actualidade das reivindicações, dos valores e da unidade, organização e luta de quem trabalha, num contexto especialmente marcado por uma violentíssima ofensiva contra os direitos laborais e sociais.

- «Portugal a produzir - Emprego, Justiça Social, Soberania» - perante os graves problemas com que Portugal e milhões de portugueses estão confrontados, num momento em que se acentua a dependência do País face ao estrangeiro, 35 anos depois das nacionalizações e da reforma agrária e perante os nefastos resultados da política que liquidou estas e outras conquistas de Abril, esta exposição é dedicada à produção nacional. Por palavras, imagens e números, quem visita a Festa pode aqui conhecer melhor a criminosa liquidação de parte importante do aparelho produtivo, os principais défices e estrangulamentos impostos pela política de reconstituição monopolista, o papel dos partidos políticos e dos sucessivos governos do PS, do PSD e do CDS, bem como da União Europeia. Mas estão também presentes os muitos recursos e potencialidades nacionais, as possibilidades de desenvolvimento, a visão e as propostas do PCP.

República

Uma versão adaptada da exposição realizada pelo PCP sobre os 100 anos da revolução republicana de 1910 destaca o lugar do 5 de Outubro na luta do povo português.

Café d'Amizade

Pelo sabor do café, pela variedade do serviço de bar, pela tradição do bom convívio, pela sombra da esplanada, pelo garantido ambiente agradável - e descubra lá, visitante, por que outros bons motivos! - o Café d'Amizade é, no Espaço Central, um local onde muitos acabam por parar, pelo menos por uma vez, nos três dias da Festa.

Loja

A Loja da Festa é o sítio onde se pode adquirir diversas recordações (t-shirts, pins, emblemas...) que em casa hão-de evocar a presença nesta edição de 2010 ou completar a colecção onde falta a Festa de um ano mais atrás. Também aqui estão vários materiais editados pelo PCP, como serigrafias, discos (CD, DVD e algum vinil) com gravações do Avante Camarada, de A Internacional, de outros hinos e mais músicas - por exemplo, a nova edição da Carvalhesa.

A Comunic, rádio do PCP na Internet, tem emissões diárias a partir da Festa do Avante! para todo o mundo. Com reportagens e entrevistas em directo, está no Espaço Central e soma vermelho às cores da rádio em www.comunic.pcp.pt.

O espaço Tecnologias de Informação e Comunicação tem como tema o Software Livre e a produção nacional e as problemáticas dos trabalhadores desta área.

Consulte aqui a exposição em PDF

Imprensa leninista

Na área dedicada à imprensa do Partido, o Avante! apresenta uma exposição que, celebrando os 140 anos do nascimento de Lénine, destaca a importância que o histórico dirigente comunista atribuiu à imprensa revolucionária. A par do órgão central do PCP, é sublinhado aqui o importante papel da revista O Militante para a intensa luta política e ideológica que hoje travamos.

Volta a ser aqui mostrado como era feita a reprodução da imprensa do PCP durante a ditadura fascista. A evocação conta com o contributo de camaradas que estiveram ligados a essa tarefa na clandestinidade.

Eu adiro

No centro da larga praça do Espaço Central, há uma área onde é feito um convite a quem não é comunista: «Adere ao PCP!».

Aqui estão dirigentes e deputados do Partido, rostos conhecidos das batalhas que trabalhadores, jovens, reformados, mulheres, utentes - aqueles que dão rosto ao povo abstracto - travam todos os dias e que, por serem justas, têm o apoio activo do PCP. Quem visita a Festa pode com eles conversar sobre o projecto e a actividade do Partido, colocar questões e dúvidas e... aceitar o convite.

foto: