O País na Festa
Terça, 25 Agosto 2009
As Organizações Regionais do Partido trarão à Quinta da Atalaia, nos três dias da Festa, uma pequena mostra do nosso País, onde a par do artesanato, do folclore e da gastronomia, serão apresentadas as listas dos candidatos da CDU às Eleições Legislativas, no próximo dia 27 de Setembro, e às Eleições Autárquicas, no dia 11 de Outubro, um conjunto de homens e mulheres que assegurarão mais e maiores responsabilidade na luta pela construção de uma vida melhor.
Do distrito de Aveiro destaca-se a situação social, as consequências da política de direita para os trabalhadores e para a população, a luta de massas, as propostas do Partido, bem como uma mostra fotográfica e de materiais associados à actividade piscatória na Ria.
Em Coimbra estará patente uma exposição sobre as lutas dos trabalhadores e as propostas do PCP, assim como a actividade e iniciativa partidária no distrito.
As organizações regionais de Guarda e Castelo Branco abordarão a actividade do Partido e as lutas sociais mais relevantes, assim como alguns aspectos das campanhas eleitorais, onde a CDU se assume como um espaço de força e de vontade daqueles que aspiram uma efectiva mudança em Portugal.
Como não poderia deixar de ser, em Setúbal dá-se conta do trabalho desenvolvido para o reforço da organização partidária, as propostas para o desenvolvimento da região, a acção do PCP no combate às políticas de direita e no desenvolvimento da luta das populações e dos trabalhadores pelos seus direitos.
Também o Alentejo (Beja, Évora, Portalegre e Litoral Alentejano) irá trazer um pouco da região para a Atalaia, denunciando, por um lado, os principais problemas e, por outro, avançando com propostas concretas para os resolver.

As próximas batalhas eleitorais

No espaço de Bragança dá-se destaque à actividade política do PCP e da CDU e as suas propostas para a região. Para além da boa música do Nordeste Transmontano, existirá ainda uma exposição alusiva à «Festa dos Rapazes», uma manifestação plena de tipicismos e de enorme tradição popular.
Por seu lado, a exposição política em Viana do Castelo abordará as lutas sociais do distrito, a campanha contra a privatização dos estaleiros navais, a intervenção e visita ao distrito dos deputados do PCP na Assembleia da República e os candidatos às Eleições Legislativas e o trabalho dos eleitos nas assembleias municipais e executivos das juntas de freguesia e candidatos às Eleições Autárquicas. Com o seu toque melódico e ensurdecedor, no local, estará presente o «Grupo de Bombos de São Sebastião de Darque», o «Grupo de Bombos da Casa dos Rapazes de Viana do Castelo» e um grupo de gaitas galegas (gaitas de foles).
Para além das mais variadas iguarias, no espaço de Leiria estarão as exposições: «Avante por um PCP mais forte» e «Prosseguir a luta contra a política de direita e por uma alternativa política», que terá como temas a «luta social de massas no distrito», as «batalhas eleitorais», a «divulgação do cabeça de lista à Assembleia da República, principais propostas para o distrito» e a «valorização do trabalho autárquico da CDU e dos eleitos em minoria».

A luta dos trabalhadores e da população

No actual contexto de agravamento das condições de vida do povo português, a participação do Porto nesta edição da Festa estará intimamente ligada à resposta política do PCP neste distrito. A luta contra as políticas de direita do Governo PS e contra o bloco central de interesses (PS/PSD/CDS), responsáveis pelos retrocessos económicos e degradação da situação social que si vive na região, assim como alguns dos principais compromissos eleitorais da CDU são os elementos centrais da exposição política no espaço regional do Porto.
De igual forma, a imensa luta e o protesto dos trabalhadores, das populações e outras camadas do povo, contra a política de direita do PS, vão estar em evidência no espaço de Lisboa. A proximidade das eleições Legislativas e Autárquicas e as propostas concretas para a resolução dos graves problemas que afectam o distrito, vão também marcar a presença política da Organização Regional de Lisboa, sempre com a convicção de que a CDU avança com toda a confiança.
Também o Café Concerto vai manter as suas características de espaço de intervenção política, cultural e de convívio, a que nos tem já habituado.
No Algarve, a palavra de ordem será «Só com produção é possível desenvolver a produção», uma tomada de posição contra o desemprego e a precariedade». Em foco estarão ainda as iniciativas e actividades do PCP na região.
Quanto às ilhas, nos Açores e na Madeira os temas que dominam os dois espaços são as eleições Legislativas e Autárquicas, dando conta do trabalho realizado e das propostas já apresentadas.
Em Santarém, Viseu e Vila Real de Trás-os-Montes as exposições políticas concentram atenção no desenvolvimento da luta de massas e denunciam a violenta ofensiva do Governo contra os direitos dos trabalhadores.
Em ano de eleições, Braga vai abordar a dramática realidade da destruição do aparelho produtivo na região e apresenta aos visitantes da Festa dos seus candidatos às eleições de Setembro e Outubro.