Cidade da Juventude
Terça, 25 Agosto 2009

Os 30 anos da JCP, que se assinalam no próximo dia 10 de Novembro, estarão em destaque na Cidade da Juventude. A decoração das paredes daquele espaço, um debate e a edição de um livro comemoram a data.
A exposição política, essa, será dedicada à luta dos jovens contra a política do Governo do PS neste último ano. Luta essa que assumiu grandes proporções: no Ensino Secundário, foram mais de 70 mil estudantes que saíram à rua, em defesa da Escola pública, contra as tendências privatizadoras e elitistas; no Ensino Superior, após alguns anos de ilusões, estalou a luta contra o Processo de Bolonha e contra a lei de Financiamento; e, pelo quarto ano consecutivo, no dia 28 de Março, milhares e milhares de jovens trabalhadores exigiram nas ruas emprego estável e salários dignos (o desemprego juvenil é de 20 por cento e mais de metade dos que trabalham têm vínculos precários).
Também a actividade da JCP e as propostas da Juventude CDU terão um lugar de destaque neste espaço – planificado, construído e assegurado por jovens.
Por todo o recinto andarão grupos de jovens (as já célebres «Brigadas de Contactos») a conversar com os mais novos visitantes da Festa, divulgando as propostas da Juventude CDU e apelando à participação de todos na luta por um futuro melhor. Também o jornal da JCP, o AGIT, estará disponível a quem o desejar adquirir.
No Espaço Multiusos a animação é garantida. Dj,s, hip-hop, tunas e uma performance de saxofone são apenas algumas das propostas culturais daquele espaço, onde também há lugar ao debate político e à troca de opiniões e perspectivas.

Palco Novos Valores

No Palco Novos Valores, junto à Cidade da Juventude, actuarão as bandas apuradas nas duas finalíssimas realizadas, na sequência dos concursos de bandas da JCP. Das mais variadas origens e com diferentes sonoridades influências, estas bandas demonstram a música de qualidade feita pelos jovens portugueses que, caso tivessem mais apoio, poderiam, quem sabe, vingar no panorama musical nacional.
Cerca de 150 bandas enviaram maquetes e muitas tiveram a oportunidade de mostrar o seu talento ao público das suas cidades ou regiões. Ao todo, assistiram a estes concertos – das primeiras eliminatórias, a nível local, às finalíssimas Norte e Sul – cerca de 7 mil pessoas.

Palco Novos Valores 

Sexta-feira
20h00: nUdE     
00h00: Deathly Mind

Sábado
19h00: Apply Zii
20h00: Strap 58
21h00: Green Eco
22h00: Ho Chi Min
23h00: Vespa
00h00: Lirio Cão   

Domingo   
15h30: The Rambles
19h30: Estroina
20h30: Seven Thousand
21h30: An x Tasy 

 

Espaço Multiusos

Sexta-feira

20h00 Concerto de tunas com Magnatuna
01h00 Concerto de hip-hop com MC Sérgio

Sábado

12h00 Danças Sevilhanas
14h00 Mesa Redonda Eleições 2009
16h00 Concerto hip-hop com MC L King
18h00 Debate 30 anos JCP – Transformar a vida. Construir o Futuro!
01h00 Karaoke Sing Star

Domingo

12h00 Concerto de saxofone
13h30 Concerto com Synchronized System
14h30 Debate Ofensiva Ideológica