Grande Gala de Ópera - 4 de Setembro - Festa do «Avante!» 2009
opera.jpgEm 1996 a Festa do «Avante!» marcou mais uma data nos grandes eventos culturais e políticos portugueses ao realizar um inovador concerto de música sinfónica no Palco «25 de Abril».

Em 1996 a Festa do «Avante!» marcou mais uma data nos grandes eventos culturais e políticos portugueses ao realizar um inovador concerto de música sinfónica no Palco «25 de Abril». Não era a primeira vez que a música clássica integrava o programa da Festa. Ainda na Ajuda, em 1994, o recém-criado Auditório «1.º de Maio», então instalado num chapitô de circo, acolhia a prestigiadíssima Orquestra de Câmara de Bratislava, com um programação de música barroca (Vivaldi, Corelli), apresentada por João de Freitas Branco. De novo no Auditório «1.º de Maio», já na Atalaia, mas ainda com uma localização diferente da actual, assistiu-se ao que foi, de certa forma, o «ensaio geral» do que já então se projectava para o Palco: dirigida por Miguel Graça Moura, a Orquestra Metropolitana de Lisboa interpretou um programa exclusivamente constituído por obras de Ludwig van Beethoven, nomeadamente a sua 7.ª Sinfonia. O espectáculo de 1996 exigiu técnicos britânicos e obras no Palco «25 de Abril» de forma a permitir-lhe acolher as oito dezenas de músicos da formação sinfónica da Metropolitana e ainda o piano necessário para o programa de Tchaikovsky que incluia o seu Concerto n.º 1 para piano e orquestra e fechou com a espectacular Abertura «1812». De então para cá, as «sextas-feira sinfónicas» da Festa tornaram-se numa verdadeira marca identitária, acolhendo de forma inovadora para um público de massas e com uma grande presença juvenil compositores de todas as nacionalidades e todas as épocas: de Leonard Bernstein a Dmitri Shostakovich, de Maurice Ravel a Prokofiev, de Aaron Copeland a Benjamim Britten. Na memória ficaram os concertos dedicados a Fernando Lopes-Graça, a estreia da versão integral da «Cantata Outubro», de Prokofiev (comemorando os 90 anos da Revolução de Outubro), os concertos para um, dois e três pianos (Mozart e Johann Sebastian Bach) nos trinta anos do 25 de Abril. Pela Festa passaram ainda praticamente todos os novos concertistas de piano portugueses: Artur Pizarro, António Rosado, Carlos Moyano, Pedro Burmester, Mário Laginha. Especial destaque pela dimensão da produção vai para o concerto comemorativo do 25.º aniversário da Festa: a orquestra sinfónica, o coro e os solistas necessários para uma histórica apresentação da 9.ª Sinfonia de Beethoven. Essa primeira experiência comprovou igualmente a capacidade técnica para a montagem de concertos não apenas orquestrais, mas incluindo vozes o que, naturalmente, abriu as portas para a Gala de Ópera organizada em 2008. Como então foi prometido, Verdi, Bizet, Mozart, Rossini, Puccini, Gershwin têm este ano encontro marcado com o público da Festa na Atalaia.

Artistas
Ana Paula Russo (soprano)
Giovanni Manfrin (tenor)
Laryssa Savchenko (meio-soprano)
Pedro Correia (barítono)
Luíza Dedisin (soprano)
Luís Gomes (tenor)

Orquestra Sinfónica Ginásio Ópera
Maestro Kodo Yamagishi

Coro Lisboa Cantat
Maestro Jorge Alves

Elenco de cantores do Ginásio Ópera

Programa

• Gioachinno Rossini. Il Barbiere di Siviglia
Abertura. Orquestra

• Vicenzo Bellini. Norma
Ária «Casta Diva». Orquestra, coro, Ana Paula Russo (soprano)

• Giuseppe Verdi. Rigoletto
Ária «La donna e mobile». Orquestra, Giovanni Manfrin
(tenor)

• Giuseppe Verdi. Nabucco
Coro «Va pensiero». Orquestra e coro

• Georges Bizet. Cármen
Ária «L’amour est un oiseau rebelled» (Habanera). Orquestra, coro, Larissa Savchenko (mezzosoprano)

• Wolfgang Amadeus Mozart. Le Nozze de Fígaro
Ária «Non piú andrai farfallone amoroso». Orquestra, Pedro Correia (barítono)

• Giuseppe Verdi. Il Trovatore
Coro «Vedi! Le fosche notturne». Orquestra e coro

• Giacomo Puccini. Madame Buterfly
Ária «Vogliatimi bene». Piano, Luiza Dedisin (soprano) e Luís Gomes (tenor)

• Georges Bizet. Cármen
Ária «Votre toast (Toreador). Orquestra, Pedro Correia (barítono), Larissa Savchenko (mezzosoprano), Ana Paula Russo (soprano)

• Gioachinno Rossini. Il Barbiere di Siviglia
Ária «Una voce poco fa». Orquestra, Larissa Savchenko (mezzosoprano)

• George Gershwin. Porgy and Bess
Ária «I got plenty o’ nuttin’». Orquestra, Pedro Correia (barítono)

• Giuseppe Verdi. Aída
Coro «Gloria all Egitto». Orquestra e coro

• George Gershwin. Porgy and Bess
Ária «Summertime». Orquestra, Ana Paula Russo (soprano)

• Giacomo Puccini. La Óveme
Ária «O soave fanciulla». Orquestra, Ana Paula Russo (soprano)

• Ruggiere Leoncavallo. I Pagliacci
Ária «Vesti la giubba». Orquestra, Giovanni Manfrin (tenor)

• Wolfgang Amadeus Mozart. Le Nozze de Fígaro
Abertura. Orquestra

• Giacomo Puccini. Turandot
Ária «Nessum dorma». Orquestra, coro, Giovanni Manfrin (tenor)

• Giacomo Puccini. Turandot
Ária «Diecimila anni al nostro Imperatore!
Orquestra, coro, Larissa Savchenko (mezzosoprano)

• Giuseppe Verdi. La Traviata
Libiamo, n’ lieti calici (Brindisdi).

 

anapaularusso.jpg Ana Paula Russo (Soprano)
Soprano portuguesa. Tem actuado regularmente em Portugal no Teatro Nacional de S. Carlos, e em diversos teatros no estrangeiro. Participou em numerosos festivais de música, na «Europália» (Bruxelas) e em espectáculos no âmbito da «Lisboa 94 – Capital Europeia da Cultura».. Actuou com grande êxito no «Festival de Macau», no Teatro Nacional de S. Carlos e noutros locais de grande relevo como o Teatro Real de Madrid. Desempenhou o papel principal na ópera “O Corvo Branco” de Philipp Glass, na Expo 98, e no Teatro Real de Madrid e, em Julho de 2001, no New York State Theatre (Lincoln Center – Nova Iorque). Nascida em Beja em 1959, completou o Curso Superior de Canto do Conservatório Nacional e licenciou-se em Canto pela Escola Superior de Música de Lisboa. Estudou em Salzburg e Luzern e trabalhou com Gino Becchi, C. Thiolass, Regine Resnick e Marimi del Pozo. Como solista tem actuado em inúmeros concertos de Lied, ópera e oratória, quer no nosso país, quer no estrangeiro. Destacam-se, nomeadamente, trabalhos para a Fundação Gulbenkian, RTP, RDP, Europália- 91 (em Bruxelas), espectáculos no âmbito de Lisboa 94 — Capital da Cultura e a participação nos Festivais de Música dos Capuchos, Leiria, Estoril, Algarve, Póvoa de Varzim, Figueira da Foz e no Festival Internacional de Macau. Em Abril de ’98 integrou o elenco que fez a estreia mundial da ópera Os Dias Levantados de A. Pinho Vargas.Foi escolhida para desempenhar um dos papéis principais da ópera Corvo Branco de Philip Glass, levada à cena na Expo ’98 e no Teatro Real de Madrid e, em Julho de 2001, no New York State Theatre (Lincoln Center – Nova Iorque).

 



giovanni-manfrin.jpgGiovanni Manfrin (Tenor)
O tenor milanês Giovanni Manfrin começou a sua carreira ainda criança como membro do famoso coro infantil da catedral de Milão, onde iniciou os seus estudos musicais com os mestres Luciano Migliavacca, Renato Fait e Luigi Benedetti. Tendo optado por seguir a carreira musical, prosseguiu os estudos com os maestros Giampero Malaspina e Ângelo Loforese. Ao longo de uma carreira ainda no Coro da catedral de Milão (e também na de Novara e Bérgamo) interpretou peças como a Pequena Missa Solene e Stabat Mater de Rossini, o Magnificat de J.S. Bach, os Requiem de Mozart e também de Verdi, entre outras peças desta área de reportório. Simultaneamente, tem-se ampliado largamente a sua carreira de tenor lírico interpretando papeis centrais em apresentações da Traviata e do Rigoletto de Verdi, de La Bohème e Tosca de Puccini, Pagliacci de Leoncavallo, Trovator e Aida de Verdi. Integrado na Companhia de Teatro Italiano de Milão, realizou recentemente uma tourné pela Áustria, Alemanha, Holanda, Grã-Bretanha e Noruega intepretando a figura de Pinkerton na Madama Butterfly de Puccini.

 



laryssa-savchenko.jpgLaryssa Savchenko (Meio-soprano)
Nascida na Ucrânia, iniciou os estudos de piano aos cinco anos de idade. Estudou no Conservatório Nacional de Kiev e obteve o diploma de Canto Lírico. No teatro de Ópera de Kiev, interpretou os papeis de Madalena (Rigoletto), Siebel em Faust (Gounod), Olga (Eugeni Onegin), Duenia (Mosteiro Noivado) de Prokofiev, Marta (Iolanta de Tchaikovsky), Liubacha (A Noiva do Czar de Rimsky-Korsakov, entre outrtos. Foi solista no Requiem de Mozart, Stabat Mater de Rossini, Requiem de Verdi, no decurso de numerosas digressões pela Europa. Na temporada e 2001-2002 do Teatro Nacional de São Carlos cantou em Alexander Nevsky e nessa presente temporada integrou o elenco de Charodeika de Tchaikovsky. Na temporada de 2002-2003 interpretou o papel de Catherine em Jeanne d`Arc au bûcher, de Artur Honegger. Em 2004 cantou Petitte Messe Solennelle de Rossini, Stabat Mater de Dvorâk, Suzuki de Madama Butterfly, de Puccini. Trabalhou com os maestros Volodymyr Gluchko, Zoltan Pesko, Jonatahn Webb, e José Lobo.



pedro-correia.jpgPedro Correia (Barítono)
Pedro Correia nasceu em 1974 no Entroncamento. Aos 8 anos inicia os seus estudos de Órgão e Teoria Musical. Frequentou a Licenciatura em Engenharia Mecatrónica. Depois de ingressar em 1991 na Escola de Música de Santarém em Saxofone, entrou no Conservatório Nacional de Lisboa para a classe de canto de Elsa Saque em 1997 e termina na classe de Filomena Amaro com a classificação máxima. Tem uma Licenciatura em Canto pela Escola Superior de Música de Lisboa nas classes de Elsa Saque e Luís Madureira. Estudou com Liliana Bizineche e Montserrat Caballè. Depois de integrar o Coro Gulbenkian e ter passado pelo Coro do Teatro Nacional de S. Carlos, a sua estreia em palco ocorreu em 2001 com Bartolo ( Le Nozze di Fígaro) de Mozart e Ceprano (Rigoletto) de Verdi. Como solista destaca-se do seu repertório D. Bartolo ( Il Barbiere di Siviglia) de Rossini, Colline ( La Bohème) de Puccini, Papageno ( A Flauta Mágica) de Mozart, Messiah de Handel, Stabat Mater de Dvorâk, Requiem de Verdi e L’enfance du Christ de Berlioz, Messa di Gloria de Puccini, Requiem de Faurè, sob a direcção de Zoltan Pesko, Harry Christophers, Donatto Renzetti, Brian Shembri, Ivo Cruz, Ferreira Lobo, Armando Vidal, entre outros, e com a Orquestra Sinfónica Portuguesa, Orquestra Metropolitana de Lisboa, Orquestra do Norte, Orquestra Filarmonia das Beiras, ao lado das mais prestigiadas figuras da lírica nacional


luiza-dedisin.jpgLuíza Dedisin (Soprano)
Esta jovem de 19 anos começou os seus estudos musicais aos 6 anos no Liceu “Ciprian Porumbescu” na Moldávia, na classe de piano da professora Lia Oxinoid. Aos 14 anos veio para Portugal e continuou os seus estudos na Escola de Música do Conservatório Nacional, onde ingressou também na classe de canto da professora Filomena Amaro. Após concluído o 8º grau de piano com 19 valores, dedicou-se intensamente à técnica vocal e repertório lírico. Presentemente a par de frequentar o curso superior de Piano na classe da professora Tânia Achaut, continua os seus estudos de canto lírico no Conservatório Nacional abordando todo o repertório lírico e participando como aluna distinguida nos concertos da semana aberta entre outros. Está presentemente a participar como solista integrada no elenco do Teatro Praga em apresentação no teatro São Luiz. É também elemento do Coro da Fundação Calouste Gulbenkian.

 

luis-gomes.jpgLuís Gomes (Tenor)
Nasceu a 18 de Fevereiro de 1987 no Montijo e aos 9 anos de idade iniciou os estudos musicais na escola MusiMusa daquela cidade começando nas disciplinas de Guitarra Clássica e Formação Musical. Aos 11 anos entrou para a Classe de Canto da mesma escola onde foi aluno do Professor João Paulo Reya. Fez vários concertos em coro e como solista. Em 2005 com 18 anos de idade é admitido na Escola de Música do Conservatório Nacional na classe de Canto da professora Filomena Amaro. Durante este período fez masterclasses com L.S.Tuan e Ronny Lawders em 2006 e no ano seguinte com Marimi Del Pozo. Também neste ano é admitido na Escola Superior de Música de Lisboa com nota máxima, 20 valores, na classe do professor Luís Madureira. Mais recentemente, em Dezembro de 2007, na cidade de Londres prestou provas para a Guildhall School of Music and Drama.

 

 


kodoyamagishi.jpgKodo Iamagishi (Maestro)
Nascido no Japão em 1971, Kodo Yamagishi estudou na Universidade de Música de Viena. Foi aluno de direcção orquestral de U. Lajovic e seu sequência aos estudos com o mestrado na mesma instituição. Durante esse período trabalhou como ensaísta em montagens de óperas e dirigiu a Orquestra Pró-Arte de Viena. Participou ainda em masterclasses de direcção, piano e interpretação de lieder em Viena, Cairo, Weimar e com Dietrich Fischer-Dieskau em Estugarda. Desde 1997 trabalha como assistente em masterclasses do maestro E. Acel. Foi maestro assistente em montagens de óperas no Festival de Verão de Klosterneuburg, no Festival Haydn de Eisenstadt e no Opern Air em Gars am Kamp. Em 2002 dirigiu L’Enfant et les Sortilèges na Alemanha e também a Orquestra de Salão de Merena (Itália). De 2002 a 2004 ytrabalhou como maestroco- -repetidor e kapelmaister no Platztheater em Kaiserlautern (Alemanha), onde dirigiu 22 récitas de óperas. Em 2004 dirigiu a Orauestra Nacional da Cidade de Oradea (Roménia) e desde a temporada de 2004/2005 é maestro assistente do coro do Teatro de S. Carlos, em Lisboa. Foi vencedor do prémio «Finalista» (2º lugar) do II Concurso Internacional de Regência Orquestral Prémio OSESP ,em S. Paulo.

 



jorge-alves.jpgJorge Alves (Maestro do Coro)
Formado pelo Instituto Gregoriano de Lisboa e Escola Superior de Musica de Lisboa em Canto Gregoriano e Direcção Coral, exerce a sua actividade como director coral desde 1985. Entre os diversos grupos que tem dirigido nos mais de 20 anos de carreira como director coral destacam-se o Coro de Câmara Syntagma Musicum, o Coro Sinfónico Lisboa Cantat, O Coro de Câmara Lisboa Cantat, o Coro do Teatro Nacional de S.Carlos, o Coro da Universidade Técnica de Lisboa e o Coro da Universidade Católica Portuguesa . Foi membro do Coro Gulbenkian (1988 a 2001), do Coro Gregoriano de Lisboa (1995 a 1998) do quarteto vocal masculino Tetvocal (1998 a 2007) com os quais gravou diversos trabalhos discográficos. Dirigiu nas principais salas de espectáculo nacionais e tem actuado em diversos Festivais Internacionais de Música por toda a Europa, Macau, Japão, Brasil, Argentina, Uruguai, Índia e Tailândia.