Pavilhão da Mulher
Terça, 25 Agosto 2009

«Mais CDU em defesa dos direitos das mulheres» é o lema deste ano do Pavilhão da Mulher Comunista da Festa do Avante!, ponto de encontro obrigatório de todas as mulheres que, no dia-a-dia, lutam pela verdadeira igualdade.
Em pleno século XXI, as mulheres, nomeadamente as trabalhadoras, continuam a sofrer vários tipos de discriminação: são mulheres a maioria dos trabalhadores desempregados e são as mulheres que auferem os mais baixos salários e menos prémios, ao mesmo tempo que os direitos de maternidades estão ainda longe de estarem plenamente garantidos.
Com este tema pretende-se destacar a intervenção coerente e distintiva do PCP e da CDU em defesa dos direitos das mulheres, valorizando-se as candidatas e as propostas da coligação. Grupos de mulheres comunistas andarão pelo recinto da Festa contactando com as visitantes, chamando a atenção para os seus direitos e para as propostas da força política que como nenhuma outra os defende.
Os 90 anos do assassinato da revolucionária alemã Rosa Luxemburgo merecem também o destaque no Espaço da Mulher Comunista, com uma pequena exposição e um debate (ver horário nesta página). Revolucionária de origem polaca, Rosa Luxemburgo (que adquire a nacionalidade alemã pelo casamento), foi dirigente da ala esquerda da II Internacional e uma das fundadoras do Partido Comunista da Alemanha. A 15 de Janeiro de 1919, Rosa Luxemburgo e Karl Liebknecht foram capturados em Berlim e barbaramente assassinados por ordem do governo social-democrata. O assassínio ou execução sumária de outros dirigentes comunistas e de milhares de revolucionários marcará o fim da Revolução Alemã de 1918.
A animação musical e a gastronomia são também motivos para visitar este espaço.

Debates
[Pavilhão da Mulher]

Sábado
19:00 - As Eleições e os Direitos das Mulheres