.
Comprar EP
Pavilhão Central

No Pavilhão Central, coração da Festa do Avante!, vai encontrar exposições e debates sobre a actualidade política e a imprensa do Partido, mas também artes plásticas, cinema documental e tecnologias de informação.


«Mais força à CDU, sim é possível uma vida melhor» é o tema de uma das exposições que, para além da corajosa denúncia que faz dos responsáveis por mais de 33 anos de política de direita, projecta o papel dos comunistas e da CDU no combate às injustiças e reafirma a confiança e a necessidade de uma urgente ruptura com esta política. Naquele espaço, como não podia deixar de ser, podem ainda ser vistas imagens da Marcha «Protesto, Confiança e Luta», que se realizou em Lisboa, uma afirmação inequívoca das possibilidade reais de mudança, de uma vida melhor e das opções que se colocam ao povo português nas próximas Eleições Legislativas.


Para assinalar os 35 anos do 25 de Abril de 1974, momento maior da história do povo português, estará ainda patente a exposição «35 anos da Revolução, Abril de novo para Portugal com futuro». Uma mostra que valoriza a luta e a resistência ao fascismo - quando aliás muitos o querem branquear - destacando o papel do PCP não apenas na luta pela liberdade e democracia, mas também nas extraordinárias conquistas revolucionárias e profundas transformações na sociedade portuguesa. Sob a palavra de ordem «Abril de Novo», esta exposição constituirá uma forte afirmação do carácter libertador do projecto de Abril e da validade do seu conteúdo para derrotar a política de direita que há mais de três décadas vem impondo sacrifícios ao povo português.
Quando muitos dos visitantes da Festa já nasceram depois de 1974, aqui ficará uma oportunidade não apenas para revisitar a nossa história, mas sobretudo para olhar - a partir do exemplo da Revolução - para as imensas possibilidades de um futuro.

Confiança no futuro

«Avante por um PCP mais forte» é outra das exposições que podem ser vistas no Pavilhão Central. Num momento em que vivemos uma das mais profundas crises do capitalismo, quando circulam teses das mais variadas que procuram ocultar a natureza exploradora e as contradições deste sistema, emerge com grande actualidade não apenas o ideal comunista, mas também, a necessidade de partidos comunistas fortes, profundamente ligados aos trabalhadores e ao povo e que inscrevam no horizonte a construção de uma nova sociedade – o socialismo e o comunismo.
Foi isso mesmo que o PCP realçou no seu XVIII Congresso realizado há poucos meses, reafirmando o seu projecto de liberdade e democracia para Portugal e a sua inquebrantável confiança no futuro.


Na sala de visitas da Festa - dando continuidade às iniciativas já realizadas pelo PCP, por ocasião do centenário do nascimento do autor de Esteiros, Engrenagem e dos Contos Vermelhos - estará patente um painel dedicado a Soeiro Pereira Gomes, dirigente e militante comunista.


No Pavilhão Central há ainda lugar reservado para a Imprensa do Partido, onde o Avante!, órgão central do PCP, e O Militante, são uma referência incontornável. No espaço «Adere ao PCP», o visitante poderá receber informações sobre o projecto, o funcionamento e a actividade do Partido, colocar as suas questões e dúvidas e, finalmente, juntar-se ao PCP.
A intervenção e as propostas do PCP, as grandes questões do País e do mundo, a luta dos trabalhadores, serão, de igual forma, debatidos no «Fórum», no «Auditório» e no espaço «À conversa com...».

Também a «Comunic», a Rádio do PCP na Internet, marcará presença com emissões a partir da Festa para todo o mundo. Reportagens e entrevistas que se juntam às cores vermelhas da rádio em www.comunic.pcp.pt.


O «Café d'Amizade» é outro dos pontos de paragem obrigatórios. Com a qualidade a que habituaram o visitante da Festa, o convívio e o ambiente agradável distinguem o «Café d'Amizade», que oferece um diversificado serviço de bar.


Na «Loja da Festa» o visitante pode adquirir diversas recordações da Festa e vários materiais editados
pelo PCP, como serigrafias, CD's com o Avante Camarada e A Internacional ou a Carvalhesa, DVD's, t-shirt's, pin's e emblemas.